Brasil
Governo anunciou que vai cumprir o piso nacional da enfermagem, com pagamento retroativo desde maio

O governo anunciou nesta quarta-feira (5) que vai cumprir o piso nacional da enfermagem, com pagamento retroativo desde maio. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez o anúncio na 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília.
“O governo federal está comprometido com a implementação do piso da enfermagem. Vamos seguir a decisão do Supremo Tribunal Federal [STF], que determinou o pagamento do piso aos profissionais que atuam no sistema de saúde de estados e municípios nos mesmos valores que o governo federal”, disse.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também discursou no evento e confirmou o pagamento retroativo a maio, mês em que o ministro do STF Luís Roberto Barroso definiu as regras para o cumprimento do piso.
Lula destacou a importância da enfermagem para a saúde pública. “Tem gente que pensa que o salário de uma enfermeira de R$ 4 mil e pouco é alto”, afirmou. “Mas é preciso reconhecer o valor do trabalho pelo que ele significa na nossa vida. Quem cuida das pessoas, quem faz a higiene, quem alimenta, quem aplica medicamentos, quem monitora a pressão, quem auxilia nas necessidades é justamente o pessoal de baixo, que trabalha. E, por isso, esse pessoal merece ser valorizado”, completou.
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, explicou em entrevista a rádios no programa Bom dia, Ministra, que houve alguns problemas no texto da lei que atrasaram o repasse do valor para estados e municípios, mas que isso será solucionado.