(Foto: Reprodução)

O gigante do setor de tecnologia da informação, Google, revela que irá disponibilizar 500 mil bolsas de estudos para jovens no Brasil até 2026.

As bolsas serão gratuitas e qualquer jovem brasileiro poderá se candidatar no processo seletivo para elas. As vagas serão liberadas a partir deste ano em parceria com o CIEE ONE, plataforma de cursos online do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Em nota, o Google explica que todo processo de inscrição e seleção dos alunos e alunas ocorrera por meio do cadastro e candidatura dos mesmos a medida em que as vagas forem anunciadas.

“Os escolhidos serão acompanhados por uma monitoria exclusiva, que os auxiliará a concluir as certificações”, detalha o Google.

A parceria com o CIEE se apresenta como estratégica para viabilizar a conexão dos alunos com o mercado de trabalho após a conclusão dos cursos.

O Google argumenta que as bolsas serão destinadas para “áreas de atuação altamente demandadas pelo mercado de trabalho”. Entre as áreas contempladas pelas bolsas estão:

Tecnologia da Informação (TI)
Análise de dados
Gerenciamento de projetos
Design UX (experiência do usuário)

Todos os cursos foram criados pelo Google em parceria com a plataforma de educação remota Coursera. Ao todo serão 800 horas de aulas, em quatro nível em cada curso.

Todas as formações garantem certificação formal do Google e das plataformas parceiras da iniciativa. O foco é impulsionar “o preparo dos estudantes para ingresso em postos de trabalho no campo em constante crescimento profissional da tecnologia”, pontua a empresa.

Cotas para pessoas trans

Do total de vagas ofertadas, 2 mil serão dedicadas exclusivamente para pessoas trans.

A empresa pontua que a população trans no brasil vive em um cenário de “vulnerabilidade extrema devido à falta de uma oportunidade de emprego” e que se faz necessário esforço conjunto da sociedade para reverter esse cenário.

Fonte: OPovo