Entretenimento
Globo de Ouro 2026: “O Agente Secreto” faz história ao conquistar dois prêmios
“O Agente Secreto” conquistou dois dos três prêmios a que foi indicado na cerimônia do Globo de Ouro 2026, realizada neste domingo (11), marcando um feito histórico para o cinema nacional. Pela primeira vez, o Brasil venceu duas categorias em uma mesma edição da premiação, com o filme levando os troféus de melhor ator em filme dramático, para Wagner Moura, e melhor filme em língua não-inglesa.
O resultado supera participações anteriores do país no Globo de Ouro. Em 1999, “Central do Brasil” venceu apenas como melhor filme em língua não-inglesa, apesar de também concorrer ao prêmio de melhor atriz com Fernanda Montenegro. Já em 2025, “Ainda Estou Aqui” recebeu duas indicações, mas conquistou somente o prêmio de melhor atriz em filme dramático, com Fernanda Torres.
Ambientado nos anos 1970, “O Agente Secreto” é dirigido por Kleber Mendonça Filho e acompanha a história de um professor universitário que retorna ao Recife para reencontrar o filho caçula, mesmo sob os riscos impostos pela ditadura militar. Wagner Moura tornou-se o primeiro ator brasileiro a vencer a categoria de melhor ator em filme dramático, superando concorrentes como Joel Edgerton, Oscar Isaac, Dwayne Johnson, Michael B. Jordan e Jeremy Allen White.
Em seu discurso, Wagner Moura agradeceu ao diretor e destacou a mensagem do filme, que aborda memória, trauma geracional e valores transmitidos ao longo do tempo. O ator dedicou o prêmio a quem segue seus princípios em momentos difíceis e celebrou a cultura brasileira. Além disso, “O Agente Secreto” garantiu ao Brasil a vitória em melhor filme em língua não-inglesa pela primeira vez em 27 anos, anúncio feito pela atriz Minnie Driver, que iniciou a apresentação com um “parabéns” em português.
-
Brasil3 dias atrásSimaria prepara retorno aos palcos após quatro anos e revela detalhes de novo show
-
Entretenimento3 dias atrásMessi anuncia aposentadoria da seleção argentina após 20 anos de trajetória
-
Brasil3 dias atrásFeriado de 7 de Setembro garante fim de semana prolongado logo no início do mês
-
Iguatu2 dias atrásEm pleno ano eleitoral, folha de pagamento da Prefeitura de Iguatu volta a inflar e salta R$ 1,5 milhão em agosto
-
Iguatu3 dias atrásPrefeitura de Iguatu acumula entregas em atraso no SIM em 2026 e expõe município a multas e inadimplência
-
Ceará3 dias atrásProjetos de data centers podem transformar demanda de energia no Ceará
-
Ceará3 dias atrásBrejo Santo inaugura escola indígena em tempo integral voltada à cultura Isú-Kariri
-
Economia2 dias atrásSalário minimo pode subir para R$1.741 em 2027, aponta proposta do governo
