Mundo

Giorgio Napolitano oficializa renúncia à Presidência da Itália

Published

on

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, 89, assinou nesta quarta-feira (14) sua renúncia ao cargo que assumiu em 2006. A saída já havia sido anunciada no dia 31, quando ele afirmou ter dificuldades para continuar devido a sua idade.

A confirmação da renúncia acontece após Napolitano apresentar cartas de renúncia ao primeiro-ministro, Matteo Renzi, ao presidente do Senado, Piero Grasso, e à presidente da Câmara dos Deputados, Laura Boldrini.

A renúncia de Napolitano já era esperada desde que ele assumiu um novo mandato, no ano passado. Na época, ele disse que ficaria no poder até que o país se estabilizasse após as eleições parlamentares que levaram Renzi à chefia de governo.

Com a saída do presidente, o primeiro-ministro deverá enfrentar nova tensão política para eleger o sucessor, cuja primeira votação no Parlamento deverá acontecer nos próximos 15 dias.

Assim como quando assumiu, Renzi precisará fazer acordos com partidos como o Força Itália, do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, e o Escolha Cívica, do também ex-chefe de governo Mario Monti.

Trajetória

Napolitano diz que, com a saída, poderá se dedicar mais a família, algo que tinha vontade há anos. Na política desde 1945, quando tinha 20 anos, o presidente substituiu Carlo Ciampi em 2006 e foi reeleito em 2013.

Foi eleito deputado pela primeira vez em 1953 e reeleito sucessivamente até 1992, quando virou presidente da Câmara dos Deputados. Em 1996, tornou-se ministro do Interior durante o primeiro governo de Romano Prodi.

Após passar um período em cargos da União Europeia, voltou em 2004 à Itália ao ser nomeado senador vitalício por seu antecessor na Presidência.

Fonte:Diario do Nordeste

EM ALTA

Sair da versão mobile