Brasil
Gasto com cuidador de idoso poderá ser abatido no IR
[caption id="attachment_15156" align="alignnone" width="600"]
Famílias que contratam cuidadores de idosos poderão descontar o valor gasto com esses profissionais em imposto de renda.


Foto: Divulgação
Famílias que contratam cuidadores de idosos poderão descontar o valor gasto com esses profissionais em imposto de renda.
O autor do projeto de lei, senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, disse ao programa Conexão Senado, da Rádio Senado, que já é possível descontar do imposto de renda uma série de despesas com a saúde. Falta assegurar o benefício para quem precisa de um cuidador de idoso.
“Hoje a legislação já prevê o desconto no imposto de renda, no ano-calendário, a médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e hospitais, além de despesas com exames, radiografias e próteses ortopédicas e dentárias, serviços radiológicos, enfim. E não estavam previstas as despesas com cuidadores domiciliares de idosos”, disse Moka.
O senador acredita que a medida vai significar benefícios para a população e até para o caixa do governo já que, se por um lado perderá arrecadação, por outro terá menos gastos.
A dedução no imposto de renda das despesas com cuidadores de idosos foi aprovada na Comissão de Assuntos Sociais e estava pronta para ser votada na Comissão de Assuntos Econômicos. Mas a pedido do líder do governo no Congresso Nacional, senador José Pimentel, do PT cearense, o benefício será analisado em conjunto com outras iniciativas de renúncia fiscal em análise na Casa.
Waldemir Moka lembrou ainda que o Senado já aprovou proposta, também de autoria dele, de regulamentação da profissão de cuidador domiciliar de idoso. Ele disse que com o envelhecimento da população, o ofício será cada vez mais exigido.
Fonte: RADIO SENADO
-
Noticias2 semanas atrás
Entenda por que o Ceará continua registrando chuvas mesmo após o fim da quadra chuvosa
-
Noticias2 semanas atrás
Edital da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) foi divulgado
-
Noticias2 semanas atrás
Enel é multada em R$ 16 milhões por reter parte de doações feitas por clientes a instituições filantrópicas
-
Noticias2 semanas atrás
Vacina quadrivalente ACWY começa a ser aplicada em crianças a partir de 1 ano pelo SUS
-
Iguatu1 semana atrás
Denúncia aponta uso indevido de refeições da Cozinha Comunitária de Iguatu por servidores da Prefeitura
-
Iguatu1 semana atrás
JUSTIÇA BARRA CRIAÇÃO DE QUASE 600 CARGOS EM IGUATU E MANDA INVESTIGAR ‘CALAMIDADE’ FINANCEIRA
-
Noticias5 dias atrás
Gigantes como Mercado Livre, Shopee e Assaí negociam instalação no Porto Seco de Quixeramobim
-
Noticias5 dias atrás
Caminhão tomba e bloqueia trecho da BR-226, em Pedra Branca, no interior do Ceará