Ceará

Funceme registra chuvas em 11 municípios

 

Chuvas fracas em cidades cearenses voltam a ocorrer durante o mês de maio. A maior precipitação ocorreu em Ibiapina, com 13 mm.

Published

on

 

Chuvas fracas em cidades cearenses voltam a ocorrer durante o mês de maio. A maior precipitação ocorreu em Ibiapina, com 13 mm.

 

Entre 7 horas de ontem e 7 horas de hoje, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 14 postos no Estado, totalizando 11 municípios, com dados extraídos às 08h45 de hoje. A maior chuva caiu em Ibiapina, na Chapada da Ibiapaba, apenas 13 milímetros.

Análise

Na imagem do satélite Meteosat10, das 7h45min local, observam-se poucas nuvens sobre o Ceará. A pouca nebulosidade está associada à atuação de uma massa de ar seco sobre parte do setor norte do Nordeste (NE) brasileiro.

Previsão para hoje

As condições atmosféricas deverão ficar desfavoráveis à ocorrência de chuvas sobre o Ceará. Dessa forma, ao longo do dia, todas as regiões cearenses ficarão com céu entre parcialmente nublado e claro.

Previsão para amanhã

Nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea entre a madrugada e a manhã. Ao longo do dia, céu entre parcialmente nublado e claro em todas as regiões do estado.

Previsão para o dia 17/05/2015

O Ceará deverá ficar sob a influência de áreas de instabilidade atmosférica. Por isso, ao longo do dia, o céu ficará com nebulosidade variável e com possibilidade de chuvas isoladas no centro-norte, principalmente entre a tarde e a noite. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado ao longo do dia.

Açudes

Hoje, segundo informações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), dos 151 açudes monitorados, 116 apresentam volume inferior a 30%. Apenas o Gameleira, em Itapipoca, no Litoral, está sangrando. Cinco estão acima de 90%: Caldeirões, em Saboeiro, no Alto Jaguaribe; Quandú, também em Itapipoca; o Gavião, em Pacatuba, na Bacia Metropolitana; o Tijuquinha, em Baturité, também Bacia Metropolitana; e e Barragem do Batalhão, em Crateús, nos Sertões de Crateús.

 

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Ibiapina (Posto: Ibiapina) : 13.0 mm

Amontada (Posto: Icarai De Amontada) : 13.0 mm

Guaraciaba Do Norte (Posto: Picada) : 10.0 mm

Uruoca (Posto: Campanario) : 8.0 mm

Trairi (Posto: Fazenda Lages) : 7.0 mm

Carnaubal (Posto: Carnaubal) : 6.4 mm

São Gonçalo Do Amarante (Posto: Siupe) : 6.0 mm

Paraipaba (Posto: Paraipaba) : 5.0 mm

Jati (Posto: Sitio Macapa) : 3.7 mm

Bela Cruz (Posto: Prata) : 3.2 mm

 

Fonte: Diário do Nordeste

EM ALTA

Sair da versão mobile