Um estudo publicado na revista científica “Animal Cognition” descobriu que os gatos têm uma alteração de comportamento ao ouvirem seus donos se dirigindo a eles.

Realizada com a participação de 16 gatos, a pesquisa demonstrou que quando os felinos ouvem a voz de um estranho ou a voz de seu dono dirigida a outra pessoa não há alteração significativa de suas atitudes.

Apesar de diversos estudos já terem demonstrado que o tom de voz humano varia dependendo a quem a pessoa está se dirigindo (crianças, animais etc.), ainda não havia evidências científicas de que os gatos teriam uma resposta comportamental correspondente.

Apesar de a pequena amostra usada no estudo não ser adequada para medir o comportamento base dos gatos em geral, os autores sugerem pesquisas futuras dedicadas a investigar se esse resultado é igual em gatos mais socializados e que estão acostumados a interagir com estranhos.

Realizado na Universidade Paris Nanterre, na França, a investigação em três etapas se baseou na gravação da voz do dono do animal e de um estranho, ambos pronunciando frases em dois diferentes tons, um dirigido aos gatos e outro aos humanos.

Fonte: G1

https://open.spotify.com/episode/7rW2v11GkqFdCWLu9UiRzF