Ceará
Fóssil com nova espécie de planta é identificado no Ceará
Estima-se que o exemplar viveu no período Cretáceo há cerca de 110 milhões de anos.
Uma nova espécie de planta foi identificada por pesquisadoras da Universidade Federal do Ceará (UFC), na bacia do Araripe, no sertão cearense.
O exemplar, nomeado de Pseudofrenelopsis salesii, foi encontrado a partir de fóssil. O nome foi dado em homenagem ao professor Alexandre Sales, autor de diversas pesquisas na bacia do Araripe. Estima-se que a espécie seja do período Cretáceo, tendo vivido há cerca de 110 milhões de anos.
O vestígio da planta foi encontrado em boas condições de preservação, fato considerado raro para os fósseis da chamada Formação Romualdo, da qual ela procede, segundo as pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da UFC.
O estado favorável do fóssil permitiu que a Pseudofrenelopsis salesii fosse a primeira planta procedente dessa formação a ter a anatomia estudada detalhadamente.
“Além de revelar para a ciência uma espécie até então desconhecida, contribuindo para uma melhor compreensão da biodiversidade do passado da Terra e de sua relação com as condições paleoambientais vigentes, o estudo evidencia o potencial existente na Formação Romualdo para a realização de mais pesquisas relevantes para a paleobotânica nacional e internacional”, argumenta Maria Edenilce Peixoto Batista, uma das responsáveis pela pesquisa.
Fonte: G1
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

