Ceará

Fortaleza reduz número de acidentes e de feridos, diz prefeitura

Published

on

A Prefeitura de Fortaleza divulgou nesta terça-feira (18) uma redução no número de acidentes, de pessoas feridas e mortas em acidentes em 2017, se comparado com os números de 2016. As informações foram divulgadas no Relatório Anual de Segurança Viária de Fortaleza.

O número de feridos no trânsito de Fortaleza também caiu 15%. Em números absolutos, foram 18.295 feridos em 2016 contra 15.522 ano passado. O número de mortes também sofreu redução de 9% em comparação com o ano anterior. Os motociclistas continuam a liderar as mortes no trânsito (50,8%), seguidos pelos pedestres (36,7%) – a maioria homens, com idade entre 30 e 59 anos.

O relatório anual conclui os seguintes pontos:

Ocorreram 20.309 acidentes em Fortaleza em 2017
A redução no número de acidentes em relação a 2016 é 27%
Foram 251 acidentes com vítimas, totalizando 256 mortos em acidente
Houve queda de 9% no número de mortes se comparado ao ano anterior
Fortaleza teve 12.907 acidentes com pelo menos uma pessoa ferida
Número de acidentados reduziu em 15% em relação ao ano anterior
“Nos últimos três anos, Fortaleza reduziu o número de acidentes fatais em 34%. São 250 acidentes por ano e pela primeira vez, temos uma tendência de queda sustentável em Fortaleza”, afirmou o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

Cruzamentos mais perigosos
Com base nos registros, o estudo concluiu que o cruzamento entre as vias Tenente Benévolo e Rui Barbosa é o mais perigoso da capital cearense, considerando apenas os cruzamentos com a presença de semáforo.
Maioria dos acidentes são colisões
Os dados do anuário mostram que colisão ou abalroamento são 79% dos acidentes na capital cearense. O segundo tipo de acidente mais comuns são os atropelamentos, responsáveis pela maior parte dos óbitos no trânsito.

Acidente por tipo em Fortaleza em 2017
(Em porcentagem)
Fonte: Prefeitura de Fortaleza
Motociclistas são os que mais atropelam
Os motociclistas também são os que mais se envolvem em atropelamentos, o tipo mais fatal de acidentes, conforme o estudo da Prefeitura de Fortaleza. Em 2017, 38% dos atropelamentos envolveram motociclistas, e outros 35%, automóveis.

Atropelamento fatal por tipo de veículo em Fortaleza
Fonte: Prefeitura de Fortaleza
Motociclistas são os que mais se ferem
Os motociclistas também são as pessoas envolvidas em acidentes que mais se ferem em Fortaleza, conforme os dados de 2017. Eles compõem 56% de todas as pessoas que sofreram algum tipo de ferimento no trânsito da capital cearense, incluindo os pedestres.
Fonte: G1

EM ALTA

Sair da versão mobile