Mundo

Fifa abre processo sobre beijo forçado de dirigente espanhol em jogadora e diz que gesto viola Código Disciplinar

Published

on

A FIFA anunciou nesta quinta-feira (24) que deu início a um processo disciplinar contra Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol, devido a um beijo forçado que ele deu na jogadora da seleção da Espanha, Jenni Hermoso. O incidente ocorreu durante a cerimônia de entrega de medalhas na final da Copa do Mundo feminina na Austrália, na qual a Espanha foi campeã. O gesto gerou críticas intensas e repercussões negativas, sendo considerado inadequado por muitos.

Em comunicado, a FIFA declarou: “O Comitê Disciplinar da FIFA informou hoje a Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol, que está abrindo um processo disciplinar contra ele com base nos eventos ocorridos durante a final da Copa do Mundo Feminina. Os eventos podem constituir violações do artigo 13, parágrafos 1 e 2 do Código Disciplinar da FIFA.”

O artigo 13º do código trata de “comportamento ofensivo” por parte de jogadores e dirigentes, particularmente a “violação das regras básicas de conduta decente” e o “comportamento de uma forma que traga descrédito ao esporte”.

No dia anterior (23), Rubiales já havia sido denunciado ao Ministério Público da Espanha por suposta agressão sexual, acusação similar à que o brasileiro Daniel Alves também enfrentou. Além disso, ele está sendo investigado em outras duas instâncias pelo Conselho Superior de Esportes da Espanha. A Liga Profissional Feminina de Futebol da Espanha também exigiu a demissão de Rubiales. O conselho realizará uma reunião extraordinária na sexta-feira (25) para debater e tomar decisões referentes ao caso.

EM ALTA

Sair da versão mobile