Brasil

Fies abre renegociação de dívidas com desconto de até 99% e parcelamento em até 150 meses

Published

on

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferece a partir desta terça-feira (7) a oportunidade de renegociação de dívidas para estudantes ou formados que contrataram o financiamento até o fim de 2017. A renegociação pode ser feita nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, que são os bancos responsáveis pelo Fies. O Ministério da Educação (MEC) estima que mais de 1,2 milhão de inadimplentes podem se beneficiar com as novas condições, que incluem desconto de até 99% no valor consolidado da dívida.

As dívidas que podem ser renegociadas somam R$ 54 bilhões, segundo o MEC. Qualquer pessoa que tem contrato no Fies pode aderir à transação, mesmo que esteja em dia com o pagamento. O objetivo é facilitar a amortização dos débitos e evitar a inadimplência futura.

A nova regulamentação prevê diferentes formas de renegociação, de acordo com o perfil do devedor e o tempo de atraso no pagamento. Os descontos variam de 12% a 99% sobre o valor financiado pendente, além de 100% sobre os encargos (juros e multas). O pagamento pode ser feito à vista ou parcelado em até 150 meses.

Os estudantes que têm débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias em 30 de junho de 2023 têm condições especiais de renegociação. Se estiverem inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou tiverem sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, podem obter desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais. Os demais estudantes nessa situação podem obter desconto de até 77% do valor consolidado da dívida, também por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais.

EM ALTA

Sair da versão mobile