Ceará
Estudo revela que Ceará ficou 1,8ºC mais quente em 60 anos e ondas de calor se tornaram mais frequentes
Nos últimos 60 anos, o Ceará registrou um aumento de 1,8ºC em suas temperaturas, considerado significativo. Um estudo inédito da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), realizado por Francisco Júnior e Glícia Garcia, revelou mudanças nos padrões climáticos das últimas décadas, com possíveis impactos no meio ambiente e na sociedade.
O estudo aponta que, entre 1961 e 2023, a temperatura do ar no Ceará subiu em média 0,3ºC por década, totalizando um aumento de 1,8ºC em 63 anos. Anos como 1983, 1993, 1998, 2016 e 2021, apresentaram temperaturas médias mais altas, principalmente devido ao fenômeno El Niño, que reduz as chuvas no Nordeste. Curiosamente, 2021 foi um ano de La Niña, que costuma favorecer a precipitação, mas ainda assim foi um ano quente.
Essa tendência de aumento da temperatura e da evaporação pode agravar a degradação do solo, impactar diretamente a agricultura, o abastecimento hídrico e a saúde humana. Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores analisaram dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), das Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) da Funceme e do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF).
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

