Saúde
Estímulo de alta frequência pode ajudar fumantes a largar o cigarro

Uma equipe da Universidade Ben Gurion, em Israel, apresentou na conferência Neuroscience 2013, nos EUA, umaestimulação magnética transcraniana que
promete “desfazer” o vício em nicotina do cérebro do paciente.
Segundo os pesquisadores, a terapia tem opoder de alterar a resposta natural do cérebro a imagens, sensações e objetos associados ao fumo. “O experimento prova que podemos conseguir desfazer algumas das mudanças que o fumo crônico causa no cérebro”, contou Abraham Zangen, pesquisador da Universidade e um dos idealizadores do estudo.
Os campos magnéticos foram utilizados em duas áreas do cérebro que estão relacionadas ao vício em nicotina: córtex pré-frontal e ínsula. 115 fumantes foram divididos em três grupos durante 13 dias. Um grupo foi submetido a TMS de alta frequência, outro a uma baixa frequência e o restante a baixa frequência ou a nenhum tratamento.
Após um acompanhamento de seis meses, o grupo que teve TMS de alta frequência acabou consumindo menos cigarros e apresentando maiores índices de abandono
do fumo. As maiores taxas de sucesso registradas no tratamento aconteceram quando os participantes viram fotos de cigarros acesos durante a terapia magnética.
Dessas pessoas, um terço largou o cigarro após seis meses.
*O Povo