Iguatu
Escola Modelo doa 150 mil litros de Água potável para comunidade rural
[caption id="attachment_5463" align="alignleft" width="500"]Uma das cisternas da comunidade com capacidade para 16 mil litros é abastecida[/caption]Na manhã e tarde desta quarta, 14/08, estudantes da Escola Modelo de Iguatu, do 1º e 2º Ano do Ensino Médio visitaram a comunidade de Aceno, distrito de Alencar, na zona rural de Iguatu, para fazerem a doação simbólica de 150 mil litros de água potável para atender as famílias que enfrentam sérios problemas com a falta do precioso líquido.
Uma das cisternas da comunidade com capacidade para 16 mil litros é abastecida
Os alunos conseguiram a água numa campanha solidária durante a Semana da Ecologia, no mês de Junho, quando arrecadaram cerca de R$ 1.800,00 em dinheiro. Na mobilização eles também conseguiram 180 cestas de alimentos com (arroz, feijão, açúcar, macarrão, biscoito, café, óleo, farinha de milho) e outros produtos, que foram doados para famílias carentes, indicadas pela Pastoral da Família da paróquia do Prado.
Professora Lilia Pontes entrega a Erinaldo e Maria Rosa os tickets para os novos abastecimentos
A Escola organizou duas expedições para a comunidade, uma pela manhã, com alunos do 1º, e outra à tarde com mais duas turmas de 1º e 2º. Em cada viagem foi levado um carro-pipa com 15 mil litros de água para entrega simbólica. Na viagem da tarde, além da professora Lilia, os professores, Elder Costa e Josiane também participaram. Pela manhã, Lilia Pontes, coordenadora do Ensino Médio entregou 8 tickets ao presidente da associação de moradores, Erinaldo Cândido de Carvalho. Cada ticket correspondente a um carregamento de 15 mil litros. Ao todo a comunidade vai receber 10 carregamentos. Por cada carregamento entregue a comunidade repassa um ticket ao motorista do caminhão, para efeito de prestação de contas com a Escola Modelo que está fazendo a doação. A senhora Maria Rosa Carlos Ferreira, presidente da Associação Comunitária de Carnaúba, que fica na mesma região também estava presente.
O critério de escolha da comunidade para receber a água foi feito através de consulta à COGERH-Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, escritório de Iguatu, que indicou a comunidade de Aceno, que atingiu nível crítico em relação à falta d’água potável para consumo das famílias e dos animais.
O estudante Yago Carvalho, do 1º Ano do Ensino Médio, que acompanhou a viagem da manhã, contou como os estudantes se mobilizaram para arrecadar os alimentos e o dinheiro para adquirir a água. Segundo ele parte dos recursos foi doado pelos próprios alunos. Yago, que viu de perto o sofrimento das famílias de Aceno afirmou que as imagens são tocantes e ajudam a refletir a vida de “quem tem tudo e quem não tem nada”. Ele argumentou que isto serve também para que “a gente valorize mais aquilo que temos, pois só é possível perceber e valorizar quando nos deparamos com situações como aquelas, onde as pessoas vivem em condições de vida muito precárias”. Na visão do estudante, o aprendizado sobre cidadania, os valores sociais e conquistas de vida, vão além da carreira acadêmica.
Os alunos, professores e pessoas da comunidade posaram para a foto logo na chegada
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar

