Noticias
Equipe da saúde mental de Iguatu capacita diretores sobre suicídios nas escolas
Dentro das estratégias do Projeto Vidas Preservadas do Ministério Público do Ceará, nessa manhã de quinta-feira (23/05) foi realizada no auditório da CREDE-16 uma capacitação para diretores escolares da rede pública municipal de Iguatu. Na ocasião foram repassados os conhecimentos adquiridos pela equipe que representa o município no estado.
O objetivo do projeto que surgiu em 2018 culmina com as práticas de prevenção ao suicídio da rede de saúde mental já instalada. A Assistente Social e Coordenadora do Centro de Atenção Psicosocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD), Vanessa Morais lembrou que Iguatu está entre os municípios com maiores índices de tentativas e casos de suicídio. “A gente ainda tem muita subnoticação dos casos, mas a gente escuta falar informalmente que isso vem acontecendo. Em 2018 foi criado um Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio e a gente coloca em um dos objetivos específicos capacitar a rede intersetorial tentando levar um pouco do seja esse acolhimento e atendimento para o maior número de pessoas possíveis.”
As secretarias envolvidas na capacitação para os diretores foram, Secretaria Municipal de Educação, Saúde e Assistência Social. A ação contempla o mesmo objetivo geral do projeto Vidas Preservadas, desenvolver uma abordagem intersetorial do suicídio no Ceará desenvolvendo ações de sensibilização e fortalecimento das políticas públicas.

Renatha Lomonaco (esquerda) Psicóloga da Assistência Social, Vanessa Morais Assistente Social e Coord. do CAPS AD. Articuladoras Municipais do Projeto (Foto: Mais FM)
O momento encerra o ciclo de capacitações dentro das metas estabelecidas inicialmente. No início do mês de maio a atividade foi desenvolvida para agentes da segurança pública e profissionais da saúde na atenção básica.

Dentre os palestrantes do evento: Renatha Lomonaco Psicóloga da Assistência Social, Vanessa Morais Assistente Social e Coord. do CAPS AD, Vilauba Araújo representante municipal do Selo UNICEF, Jomábia Cristina Psicóloga da Saúde da Família e Jander Carlos Psicólogo da Saúde Menta de Iguatu.
Rede de Saúde Mental de Iguatu:
-Centro de Atenção Psicosocial III (CAPSIII)
Rua 27 de Novembro, N° 646 – Prado
-Coordenadora do Centro de Atenção Psicosocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD)
Rua 13 de Maio, N°19 – Planalto
-Centro de Atenção Psicosocial InfantoJuvenil (CAPS Infantil ou Casa Azul)
Rua Carlos Colares, N°10 – Esplanada
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

