Cultura
Entre olhares: Amor e fé: ingredientes indispensáveis a uma receita de sucesso
Amor e fé: ingredientes indispensáveis a uma receita de sucesso
“Sem tesão não tem solução!!!”. Há algum tempo tomei conhecimento deste aforisma. Na época a palavra tesão era um tabu, pois estava diretamente relacionada ao sexo, à libidinagem e ao vocabulário chulo de pessoas desclassificadas, sendo rotulada como pornografia ou pornofonia. Passado todo esse tempo, hoje encaro esta palavra com maior naturalidade e sem traumas pornofóbicos. A beleza, complexidade e a forma revolucionária como se comporta a nossa Língua Portuguesa nos proporciona o prazer de gritar aos quatro ventos a palavra TESÃO, sem sequer imaginar qualquer comportamento orgasmático e\ou libidinoso. Quando me refiro hoje à esta palavra tenho o mais puro, terno e fraterno sentimento de AMOR, carinho e lealdade para definir toda e qualquer ação que venhamos a levar à efeito em nossas vidas. Trabalhar pode ser sinônimo de SERVIR. Nada mais sublime na nossa dimensão humana do que servir a outro ser humano. Numa sociedade cujo modo de produção de riqueza é o Capitalismo, essa dimensão sublime pode ser confundida com a palavra ÚTIL. O utilitarismo é a meu ver o que há de horrendo para a alma humana. Vejo a ação servir como estender ao outro aquilo que há de melhor em si próprio e que vai se coadunar com a realização efetiva da felicidade máxima e suprema do seu alvo. Palestrei para uma turma de jovens que está sendo qualificada por um projeto do Rotary Club em parceria com o IFCE “campus” Iguatu. O tema era Ética. O colega e amigo Prof. Marcone Sampaio, que coordena o projeto, na sua fala de abertura citou a minha contribuição ao seu sucesso no processo de seleção de mestrado na UECE, galgando a primeira colocação.
Durante minha fala lembrei do também colega, amigo e meu ex professor, hoje Mestre Helder Bezerra, aprovado com nota máxima e menção honrosa no mestrado numa instituição no Rio Grande do Sul. Aos aspirantes ao primeiro emprego repeti o aforisma de abertura deste texto. Tenho plena convicção que apesar de toda e qualquer competência profissional que eu possa ter e\ou vir a ter de nada tudo isso me terá serventia se eu não colocar PAIXÃO, carinho, dedicação, AMOR e FÉ em qualquer que seja o ato que eu possa vir cometer, pois só os amantes, amados e apaixonados literalmente têm o privilégio de gozar da êxtase a que nos leva o tesão. Somente com uma boa dosagem dos ingredientes a que me refiro no título deste texto é que poderemos galgar o sucesso. E a prova disso me veio inequivocamente através da Comenda que fui agraciado no Jantar de Natal e em Homenagem aos 60 Anos do IFCE “campus” Iguatu, ‘pelos relevantes serviços prestados à instituição’. Sinto-me vitorioso, agradecido, envaidecido e honrado pelo reconhecimento público por parte da instituição à qual tenho dedicado “vinte e pouco anos” de minha vida para bem e ao bem servir. Dou de cabeça aos meus Inkisses e em Yorubá agradeço: “Ogum mussy fuó!!!!!!!”, “Motumbá Axé!!!!”, “Colofé Olorum!!!!!!”.
Foto e Texto: Colunista Lucio José de Oliveira Oliveira
-
Iguatu4 semanas atrásGestão de Iguatu é denunciada à Organização Internacional do Trabalho, órgão internacional ligado à ONU, por supostas práticas antissindicais
-
Americando3 semanas atrásAMERICANDO: 93 anos do “Arado”
-
Noticias4 semanas atrásFunceme prevê redução gradual das chuvas no Ceará ao longo da semana
-
Noticias3 semanas atrásIrã afirma que não pretende realizar nova rodada de negociações com os Estados Unidos
-
Noticias3 semanas atrás128 municípios do Ceará estão sob alerta de chuvas intensas até as 23h59 desta segunda-feira (20)
-
Noticias3 semanas atrásSérie D: Iguatu e Maracanã mantêm embalo na 3ª rodada, enquanto Ferroviário sofre primeira derrota
-
Brasil2 semanas atrásBYD: Venda de 4.300 carros em um fim de semana expõe virada industrial no setor automotivo
-
Noticias2 semanas atrásCeará tem chuvas intensas nesta segunda (27) e mais de 40 cidades entram em alerta de perigo

