Brasil

Em novembro, prévia da inflação oficial fica em 0,33%

Published

on

A prévia da inflação oficial do país, medida pelo IPCA-15, ficou em 0,33% em novembro deste ano, segundo o IBGE. A taxa foi maior do que a de outubro (0,21%), mas menor do que a de novembro de 2022 (0,53%). No acumulado do ano, o IPCA-15 registra 4,30% e, em 12 meses, 4,84%.

O principal responsável pela alta de preços na prévia de novembro foi o grupo de alimentação e bebidas, que subiu 0,82%. Foi a primeira vez que os alimentos ficaram mais caros desde maio deste ano. Entre os produtos que puxaram a inflação, estão a cebola, a batata-inglesa, o arroz, as frutas e as carnes. A alimentação fora do domicílio também aumentou, tanto a refeição quanto o lanche.

Outros grupos de despesas que tiveram impacto na prévia da inflação foram os de despesas pessoais, que subiram 0,52%, e de transportes, que subiram 0,18%. Os itens que mais contribuíram para esses aumentos foram o pacote turístico, a hospedagem, o serviço bancário, a passagem aérea e o táxi.

O único grupo de despesas que apresentou queda de preços na prévia de novembro foi o de comunicação, que recuou 0,22%. Os demais grupos tiveram variações positivas, mas de menor magnitude: vestuário (0,55%), artigos de residência (0,24%), habitação (0,20%), saúde e cuidados pessoais (0,08%) e educação (0,03%).

EM ALTA

Sair da versão mobile