Brasil

Em Brasília, mil trabalhadores sem-terra ocupam Incra por Plano Nacional da Reforma Agrária

Published

on

Pelo cumprimento do Plano Nacional de Reforma Agrária, cerca de mil integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupam a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Brasília, nesta terça-feira (27). O movimento alega que a meta prometida pelo governo federal de assentar 120 mil famílias acampadas em todo o país ainda não foi anunciada oficialmente.

“Fizemos uma jornada em agosto e o governo federal apontou que iria construir um plano de assentamento para 120 mil famílias, além da recomposição do orçamento da reforma agrária. Estamos perto do final do ano, nada foi anunciado, enquanto milhares de famílias permanecem acampadas em todo o país”, afirma Lucimar Nascimento, membro da direção nacional do MST.

Com as medidas de ajuste fiscal que o governo federal vem promovendo, 49,4% das verbas destinadas ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) foram reduzidas. Entretanto, a presidenta Dilma Roussef já havia prometido assentar todas as famílias acampadas até o fim do ano, através do Programa Nacional da Reforma Agrária.

Na última sexta-feira (23), durante a Feira Nacional da Reforma Agrária, o ministro do MDA, Patrus Ananias, disse que o governo irá resolver o que foi proposto. No mesmo evento, o ex-presidente Lula cobrou velocidade do governo. “A presidenta Dilma assumiu o compromisso de assentar 120 mil famílias até o final de seu mandato, até o momento foram assentadas 12 mil. Eu acho que temos que correr para cumprir o compromisso que nós assumimos em praça pública com os trabalhadores do campo”, disse.

Fonte: Brasil de Fato

EM ALTA

Sair da versão mobile