Mundo
Edward Snowden: Equador analisa asilo e diz que caso é de “liberdade de expressão”
O ministro de Relações Exteriores do Equador, Ricardo Patiño, afirmou nesta segunda-feira (24) que o governo está analisando a solicitação de asilo político feita pelo ex-consultor da CIA Edward Snowden.
O ministro de Relações Exteriores do Equador, Ricardo Patiño, afirmou nesta segunda-feira (24) que o governo está analisando a solicitação de asilo político feita pelo ex-consultor da CIA Edward Snowden.
Quito considera o caso do estadunidense, acusado de vazar informações secretas dos EUA, uma “situação de liberdade de expressão e de da segurança dos cidadãos do mundo”.
“O pedido de Snowden será analisado com muita responsabilidade”, disse Patiño à imprensa europeia em visita ao Vietnã.
Segundo o chanceler equatoriano, não existe o temor de possíveis represálias feitas por Washington ou que a relação entre os países fique estremecida, pois “o Equador atua sempre por princípios, e não pelos seus próprios interesses. Existem governos que atuam apenas pelos seus interesses. Nós não fazemos isso. Nó cuidamos dos direitos humanos.
Segundo informações da rede Telesur, o Equador anunciou também que realizará hoje (24) uma entrevista coletiva sobre o caso Snowden.
O fundador do Wikileaks, Jualian Assange, também solicitou asilo ao Equador, mas não conseguiu ainda viajar para o país sul-americano. Ele permanece asilado na embaixada do país em Londres, na Inglaterra. Mais cedo, agências de notícias russas haviam dito que Snowden poderia viajar a Cuba ou Venezuela, após escala em Moscou.
O grupo Wikileaks disse hoje que ajudou Snowden a sair de Hong Kong em segurança. Em 14 de junho, os EUA apresentaram três acusações de espionagem e roubo de propriedade governamental contra ele e exigiram de Hong Kong sua extradição imediata.
Em sua conta no Twitter, o Wikileaks informou que “ajudou no asilo político” do ex-técnico da CIA, “facilitando documentos de viagem e uma saída segura de Hong Kong rumo a um país democrático”. Em um texto divulgado no domingo pelo Wikileaks também no Twitter, Assange afirmou que a acusação apresentada pelos EUA contra Snowden “está destinada a intimidar a qualquer país que possa estar considerando defender seus direitos”.
Fonte: Brasil de Fato
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

