Brasil

Economia brasileira fica estagnada no terceiro trimestre, aponta FGV

Published

on

O PIB do Brasil não cresceu no terceiro trimestre de 2023, segundo a FGV. A economia ficou parada em relação ao trimestre anterior e cresceu apenas 1,8% em relação ao mesmo período de 2022. A FGV usa um indicador chamado Monitor do PIB, que antecipa os dados oficiais do IBGE.

A estagnação da economia foi causada pela queda da agropecuária, dos serviços e dos investimentos. O consumo das famílias aumentou, mas em ritmo menor do que em 2022, quando havia mais incentivos do governo. A exportação foi o único componente que teve alta expressiva, puxada pelo agronegócio e pela mineração.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Em valores correntes, o PIB brasileiro foi de R$ 8,04 trilhões no terceiro trimestre. O PIB é usado para medir o desempenho da economia e o nível de desenvolvimento do país.

Os dados oficiais do PIB são divulgados pelo IBGE a cada três meses. O resultado do terceiro trimestre será conhecido no dia 5 de dezembro. O Banco Central também tem um indicador que estima o PIB, chamado IBC-Br. Segundo o IBC-Br, a economia recuou 0,64% no terceiro trimestre.

EM ALTA

Sair da versão mobile