Brasil
Economia brasileira fica estagnada no terceiro trimestre, aponta FGV
O PIB do Brasil não cresceu no terceiro trimestre de 2023, segundo a FGV. A economia ficou parada em relação ao trimestre anterior e cresceu apenas 1,8% em relação ao mesmo período de 2022. A FGV usa um indicador chamado Monitor do PIB, que antecipa os dados oficiais do IBGE.
A estagnação da economia foi causada pela queda da agropecuária, dos serviços e dos investimentos. O consumo das famílias aumentou, mas em ritmo menor do que em 2022, quando havia mais incentivos do governo. A exportação foi o único componente que teve alta expressiva, puxada pelo agronegócio e pela mineração.
O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Em valores correntes, o PIB brasileiro foi de R$ 8,04 trilhões no terceiro trimestre. O PIB é usado para medir o desempenho da economia e o nível de desenvolvimento do país.
Os dados oficiais do PIB são divulgados pelo IBGE a cada três meses. O resultado do terceiro trimestre será conhecido no dia 5 de dezembro. O Banco Central também tem um indicador que estima o PIB, chamado IBC-Br. Segundo o IBC-Br, a economia recuou 0,64% no terceiro trimestre.
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias2 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

