Iguatu

Dom Mauro, bispo emérito de Iguatu, morre aos 94 anos

Published

on

Na tarde dessa segunda-feira, 09, Iguatu perdeu seu primeiro bispo, Dom Mauro.
O bispo emérito da cidade, já em avançada idade (94 anos), lutava recentemente contra problemas de saúde. A morte foi confirmada pela direção do Hospital, em decorrência de problemas pulmonares.
O bispo esteve internado nas últimas 5 semanas na Unidade de Terapia Intensiva. Durante esse período a Diocese de Iguatu emitiu notas para combater boatos sobre a morte do sacerdote.


Dom José Mauro Ramalho de Alarcon e Santiago, 94, bispo emérito de nossa diocese, nasceu em 14 de maio de 1925 na cidade de Russas-CE, fez seus estudos eclesiásticos no Seminário da Prainha em Fortaleza onde ingressou em 1937 concluindo o curso de seminário maior em 1948 quando foi ordenado sacerdote por Dom Aureliano Matos, bispo da diocese de Limoeiro do Norte.

Designado pelo Papa João XXIII, Dom Mauro chegou a Iguatu no dia 03 de fevereiro de 1962, tomando posse no Trono Episcopal no dia imediato, por ocasião da solenidade litúrgica em que se procedeu a Ereção Canônica da Diocese de Iguatu.
Após 38 anos de serviços ininterruptos, Dom Mauro, por decisão papal do Papa João Paulo II, no dia 26 do setembro de 2000, em virtude de ter atingido a compulsória – 75 anos de idade – passou o cajado ao sucessor bispo auxiliar Dom José Doth de Oliveira (in memoriam).

Em 2019, D. Mauro completou 71 anos de sacerdócio celebrados por meio de missa solene. O religioso carrega em sua história ter participado de campanha e mobilizações dentre elas a em prol das indenizações dos antigos proprietários da bacia do açude Trussu e funcionamento da Faculdade de Ciências e Letras de Iguatu – FECLI.

EM ALTA

Sair da versão mobile