Política
Doações para campanhas eleitorais diminuem em 2016
O Tribunal Superior Eleitoral, TSE, divulgou que os mais de 495 mil candidatos a prefeito e vereador das eleições desse ano receberam até agora mais de dois bilhões e 500 milhões de reais. O total é 48 por cento menor do que em 2012, quando os candidatos receberam mais de cinco bilhões. A quantia não está com a correção de inflação do tempo correspondente.
A diminuição nas doações pode ser explicada por conta das mudanças da Reforma Eleitoral de 2015, que entre as novas regras, diminuiu pela metade o tempo de campanha. A proibição das doações por pessoas jurídicas é outro ponto que explica a diminuição no volume de dinheiro destinado as campanhas.
Nas eleições deste ano, apenas pessoas físicas puderam doar quantias para os candidatos. A mudança também determinou que os candidatos a prefeito só poderiam gastar no primeiro turno 70 por cento do maior gasto declarado para o mesmo cargo na última eleição. No caso dos municípios que tiveram segundo turno a porcentagem cai para 50 por cento. Onde houver segundo turno esse ano apenas 30 por cento do valor do primeiro turno poderá ser usado. Os candidatos ou os partidos também tiveram que abrir contas específicas para receberem as doações.
Ainda de acordo com o TSE, os partidos políticos também gastaram menos nessas eleições. Na contramão das quedas, as doações via internet aumentaram mais do que o dobro com relação as campanhas de 2012.
-
Iguatu4 semanas atrásERRATA – NOTA DE ESCLARECIMENTO E RETIFICAÇÃO
-
CeLELEbridades3 semanas atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Esportes4 semanas atrásJapão avança e vai enfrentar o Brasil; Equador surpreende a Alemanha na Copa do Mundo
-
Política4 semanas atrásO Conto da Aia na vida real? Entenda o “Paradoxo de Serena Joy” que ronda o plano do PL Mulher
-
Iguatu3 semanas atrásMPCE emite recomendação para sanar caos na saúde e exige melhorias urgentes no Hospital Regional de Iguatu
-
Iguatu3 semanas atrásEMENDA ÔNIBUS DA SAÚDE: Documentos oficiais da SESA desmentem versão da Prefeitura de Iguatu
-
Iguatu3 semanas atrásNova atualização da folha da Prefeitura amplia dúvidas
-
Noticias4 semanas atrásPai é preso suspeito de planejar morte do filho para evitar pensão, em conversa com inteligência artificial
