Iguatu
Desfile cívico atrai milhares de pessoas no feriado de 7 setembro

Escolas públicas e privadas, entidades de serviço e corporações de segurança, neste feriado de 7 de setembro, participaram do tradicional desfile cívico da cidade de Iguatu. Neste ano, o desfile voltou a ser realizado pela manhã e nas ruas Adeodato Matos e Dr. João Pessoa.
Antes, às 8h, houve hasteamento do Pavilhão Nacional na sede do 10º Batalhão de Polícia Militar, pelo prefeito Ednaldo Lavor, vice-prefeito Marcos Sobreira, comandante militar, além de assessores e secretários municipais. Na qualidade de prefeito, Ednaldo desfilou pela primeira vez em no conhecido Jipe aberto. “Devemos fortalecer o sentimento de amor à pátria, construir um futuro com o mais puro sentimento cívico. E para isso nada melhor do que tá perto do povo que é papel fundamental na construção de políticas mais satisfatórias”, disse.
O gestor e o comandante do 10º BPM, tenente-coronel Paulo Tibúrcio, abriram o desfile após a revista das tropas. Os pelotões do BP Raio, Ronda, FTA e POG, arrancaram aplausos da população que enfrentou o forte calor. As crianças se encantaram com o sincronismo da marcha dos militares. “Os ideais policiais de amor à bandeira, aos princípios de proteção ao próximo, encantam a população. É sempre bom participar desse tipo de contato com os jovens”, disse o comandante.
Pelo corpo de Bombeiros, o tenente-coronel Nijair Araújo é outro que sonha, mas em ter um pelotão formado por uma instituição específica. “Quem sabe nos próximos anos tenhamos um desfile composto por alunos de uma futura escola militar da cidade. Acredito que isso esteja bem próximo”, citou Nijair fazendo referência à articulação política junto ao estado para vinda de uma instituição do seguimento a Iguatu.
40 escolas, 3 mil alunos
Estudantes de mais de 40 escolas da rede municipal de ensino da área urbana e rural apresentaram a temática central ‘Iguatu Dando a Volta no Brasil’, levando às ruas as características de cada estado na cultura, aspectos históricos, o folclore, culinária, religiosidade, personagens de destaque, população, localização e bandeiras. A secretária de Educação, Eliza Medeiros, assegurou o envolvimento dos mais de 3 mil alunos das escolas municipais. “Cada escola ficou com um estado. Todos foram representados”, disse a secretária.
Larnine Oliveira, aluna do 5º ano da escola Antônia Maria das Neves, do Sítio Barra II, foi fantasiada de “Gabriela”, personagem de Jorge Amado, escritor do Estado da Bahia, região que a escola representou durante o desfile. A pequena aluna comemorou a chance de desfilar pela primeira vez. “Fiquei nervosa, mas tudo valeu a pena. Gostei de conhecer a obra do autor e interagir com os colegas e professores”, contou.
A banda municipal Maestro Manoel Ferreira Lima, primeira a puxar os pelotões, comemorou na oportunidade 31 anos de trabalhos. O regente Mano Prudêncio destacou que para o desfile cívico o som entoado pelos músicos é diferente das apresentações no decorrer do ano. “É sempre uma satisfação enorme participar do desfile. Para o momento produzimos canções militares Com resgate dos ‘dobrados’ que eram tocados nos eventos de antigamente”, lembrou.
Fé e patriotismo
O bispo diocesano de Iguatu, Dom Edson de Castro, também participou do momento. Para o religioso a fé e o patriotismo devem andar juntos. “O Brasil precisa de homens e mulheres que procurem trabalhar pelo engrandecimento do seu povo. E a construção se dá com ideais de independência e de justiça”, afirmou.
As instituições particulares da cidade como escola Modelo também participaram. Elder Costa, diretor da unidade, afirmou que há uma preocupação da escola em fomentar o sentimento de civismo na comunidade escolar. “O patriotismo se constrói no dia-a-dia. Na nossa escola tocamos o hino nacional diariamente, assim como hasteamos a bandeira. E as instituições, seja ela pública ou privada, devem se integrar nesse momento único e especial para o brasileiro de bem”, afirmou.
Houve destaque para a temática da inclusão e alunos cadeirantes e com deficiência intelectual e múltipla participaram do desfile, que além da APAE esteve representada pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado Professor Raimundo Nonato. Euda Marques, coordenadora, afirmou ter sido grande a empolgação ao longo da semana por parte dos alunos. “E empolgação foi sincera. Eles sempre se animam em ocasiões como essa de contato real, com as atividades de grande público, e esse é nosso papel; semear a inclusão”, disse.
As quase 4 horas de desfile reuniu diversos populares nas calçadas e cruzamentos do trajeto.
-
Videos14 horas atrás
Balaio de Gatos – Edição 04/04/2025 – Debate entre Agenor Neto e Marcos Sobreira movimenta a ALECE
-
Videos1 dia atrás
Balaio de Gatos – Edição 03/04/2025 – Folha de Pagamento de Iguatu Cresce 34,3% de Janeiro a Março
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 02/04/2025 – Ontem teve Audiência Pública! Serviu para que mesmo?
-
Videos18 horas atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 04/04/2025
-
Videos3 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 02/04/2025
-
Videos5 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/03/2025
-
Videos11 horas atrás
AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2025
-
Noticias5 dias atrás
Justiça Eleitoral declara inelegibilidade de candidato iguatuense acusado de negociar apoio com traficante