Política

Depois de lei votada na Câmara bancos, lotéricas e Correios devem afixar lei para usuários

Published

on

Foram votados na Câmara Municipal de Iguatu (CMI) na última terça-feira, 09, dois projetos de autoria do vereador e secretário geral da casa, Marconi Filho (PROS). O primeiro Projeto de Lei-PL a ser deliberado foi o intitulado ‘Iguatu água para todos: o uso consciente da água’. O segundo, que assim como primeiro ganhou apoio de todas as bancadas, foi o que trata do tempo de atendimento em instituições financeiras, lotéricas e correios da cidade.

Água

O PL do ‘Iguatu Água Para Todos’ autoriza o poder municipal a realizar campanhas para o uso consciente da água, todo dia 22 de março. Diante da importância do precioso líquido para a sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recuso disponível, o projeto sugere ainda que a da seja comemorada o Dia Municipal da Água na mesma data. “Esse uso consciente deve ser todos os dias. Desde 1992 a ONU comemora esse dia internacional. Queremos municipalizar essa campanha pra que as pessoas possam ter acesso à informação do uso sustentável e reaproveitável da água, esse bem precioso que já é escasso em nossa região”, alertou Marconi Filho.

Bancos, lotéricas e Correios

Na ordem do dia foi votada ainda a ementa que anexa a lei que limita o tempo máximo de espera dos clientes na fila para atendimento nos bancos, Correios e casas lotéricas em 30 minutos. A lei votada na Câmara no ano de 2012 de autoria também de Marconi, foi inspirada da PL federal que obriga somente as instituições financeiras a cumprir o tempo exigido.

O parlamentar afirma que a lei de 2012 não vem sendo cumprida. Mas ele alertou que a população deve cobrar os seus direitos. “Eu vejo que não vem funcionando de forma efetiva (a lei), e o desconhecimento da população quanto aos direitos colabora pra isso. O amparo dos populares e usuários são os órgãos de atendimento como PROCOM e Ministério Público”, disse.

Reportagem

https://www.maisfm.com/wp-content/uploads/2017/05/TH-CMI-aprova-mais-duas-materias-na-última-terça-feira-11-Maio.mp3?_=2

A lei municipal conta agora com uma modificação por meio de ementa que obriga os pontos de atendimento a exibirem em locais de acesso ao público a lei para o devido conhecimento público. “Sabendo o consumidor desse direito, torne-se um mecanismo a mais pra que população busque os seus direitos em prol de um bom serviço ofertado”, disse Marconi. A nova ementa não prevê multa em caso de descumprimento.

Quinta-feira

Na sessão de quinta-feira, 11, vereadores da cidade de Várzea Alegre visitaram a Câmara de Iguatu. Alan Salviano (PMDB), presidente do legislativo varzalegresse, disse que o motivo da ida ao parlamento iguatuense faz parte de uma série de visitas com objetivo de trocar experiências.

No mesmo dia foi votado na casa o Projeto de Lei que trata da desafetação de um terreno 250 m² do município, que será destinado a Fundação Dom José Mauro Ramalho. No local, situado na Rua Juarez Távora, no Bairro Santo Antônio, será construída uma capela religiosa em homenagem ao santo que dá nome ao bairro.

EM ALTA

Sair da versão mobile