Noticias
Crimes atribuídos a Bolsonaro podem resultar em condenação de até 43 anos de prisão
A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por crimes como tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, entre outros. Se condenado por todas as acusações, as penas podem somar até 43 anos de prisão, de acordo com a legislação brasileira. A decisão final, caso ocorra a condenação, caberá à Primeira Turma do STF, que definirá o tempo da pena com base em critérios como idade, antecedentes e circunstâncias agravantes.
Durante interrogatório no STF, em junho, Bolsonaro negou envolvimento na suposta tentativa de golpe e declarou que a desconfiança nas urnas eletrônicas “não é algo privativo” dele, buscando se dissociar das acusações. No entanto, a PGR sustenta que ele teve participação ativa em uma organização criminosa armada e na tentativa de desestabilizar o regime democrático do país por meio de violência ou ameaça.
Entre os crimes listados pela PGR estão: organização criminosa armada (pena de até 17 anos com agravantes), tentativa de abolição do Estado de Direito (até 8 anos), tentativa de golpe de Estado (até 12 anos), dano qualificado ao patrimônio da União (até 3 anos) e deterioração de patrimônio tombado (até 3 anos). Todos os crimes envolvem ações violentas ou ameaçadoras e, segundo o órgão, revelam uma tentativa coordenada de subverter a ordem constitucional.
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

