Iguatu

CREDE-16 divulga diretores eleitos nas escolas estaduais

[caption id="attachment_3827" align="alignleft" width="500"]Foto: J. GuedesCláudia Medeiros, reeleita no colégio Liceu de Iguatu não teve concorrentes[/caption]A coordenadoria Regional de Educação-CREDE-16 está divulgando o resultado das eleições para novos diretores nas escolas da rede estadual, que integram a área do órgão no Centro-Sul.

Published

on

Cláudia Medeiros, reeleita no colégio Liceu de Iguatu não teve concorrentes

A coordenadoria Regional de Educação-CREDE-16 está divulgando o resultado das eleições para novos diretores nas escolas da rede estadual, que integram a área do órgão no Centro-Sul.

A eleição acontece por meio de voto direto através de pais, alunos, professores e servidores. Para votar os eleitores tiveram que se cadastrar anteriormente.

De acordo com a CREDE-16, foram eleitos e reeleitos diretores nas escolas de Iguatu, Acopiara, Quixelô, Catarina, Orós, Jucás e Cariús. Nos outros municípios, fora de Iguatu as eleições aconteceram na segunda e terça-feira. Nas seis escolas de Iguatu a votação foi realizada na quarta, das 9h da manhã às 21h. Não houve interrupção das aulas. Em cada escola, uma comissão eleitoral formada por professores, alunos, pais e representantes da CREDE-16 coordenou os trabalhos.

A única exceção foi na escola Francisco Assis Vieira, do distrito de Umari, zona rural de Acopiara. Por não ter havido inscrição de candidatos, naquela unidade ninguém foi eleito. Um novo processo eleitoral será realizado pela CREDE-16 para a escolha do dirigente.

Nas seis unidades da rede estadual de educação de Iguatu, em apenas uma delas houve disputa. Na escola Gov. Adauto Bezerra, bairro Areias, dois candidatos, Delson Vieira e Gilson de Souza disputaram os votos dos alunos, pais, professores e servidores.

O professor Delson Vieira foi eleito no colégio Adauto Bezerra, bairro Areias, Iguatu

Em Catarina, escola Pedro Jorge Mota, eleita a professora Agarista Feitosa de Matos. Andreia Martins foi eleita diretora do Liceu, Francisco Alves Sobrinho, em Acopiara. Na escola Gov. Gonzaga Mota, em Quixelô foi eleita  Márcia Maria Nascimento. No  município de Jucás, onde existem duas escolas, foi eleita Maria Luzenilda, para a unidade Luiza Távora e José Moisés Monteiro para a escola José Alves Bezerra. Na escola Epitácio Pessoa, em Orós, foi eleita nova diretora, Zila Cadeira. Em Cariús, na escola Adahil Barreto foi eleito o diretor José Aparecido Coelho. Em Iguatu, de acordo do o resultado da votação seis escolas elegeram seus diretores. Liceu (Cláudia Medeiros), reeleita, Filgueiras Lima, bairro Veneza, (Joelma Uchôa), Antônio Albuquerque, Vila Centenário (Guilherme Weima), CEJA-Centro de Educação de Jovens e Adultos (Francinilda Maia), escola Gov. Adauto Bezerra, bairro Areias (Delson Vieira), escola Francisco Holanda Montenegro, distrito de Alencar, (Maria Genegláudia). 

Segundo informações da CREDE-16, as escolas profissionalizantes têm outro processo de eleição dos dirigentes. Cada diretor não é eleito por voto popular. Eles se candidatam em processo seletivo para a composição de lista classificatória. Os classificados são submetidos a uma prova eliminatória e os que conseguem passar nesta fase vão integrar uma lista final que será submetida a apreciação do Governador do Estado, que indicará o diretor eleito para o cargo.

 

EM ALTA

Sair da versão mobile