Noticias

Corpo de Bombeiros resgata cachorro de cacimba, em Iguatu

Published

on

Texto: Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra | Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Corpo de Bombeiros resgata cachorro de cacimba, em Iguatu

Bombeiros Militares da 1ª Companhia do 4º Batalhão resgatam cachorro de cacimba, em Iguatu

A princípio, mais um final feliz para o resgate de animais no Ceará. Na tarde desta sexta-feira (20), a guarnição de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou um cachorro que caiu em cacimba. O resgate aconteceu por volta das 14h20, a cerca de 1 km do Conjunto Industrial, próximo a lagoa do Julião, em Iguatu, pertencente à Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21) do Estado.

A composição foi acionada por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) que recebeu o chamado realizado por populares. Imediatamente, os bombeiros que estavam de prontidão na 1ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/4ºBBM – Quartel de Iguatu) se deslocaram até o endereço informado para fazer o resgate.

Em suma, o cão Apolo se encontrava perdido desde as 9 horas da manhã do dia anterior. Foi encontrado por populares na cacimba que acionaram os bombeiros militares e também somaram esforços no resgate do cão Apolo. Sua tutora agradeceu pelo resgate e empenho de todos.

O resgate

No local, os bombeiros militares se depararam com o cão que caiu numa cacimba de alvenaria com cerca de 15 metros de profundidade.

Conforme o cabo José Alexsandro Pereira, ”para o resgate foi montado um sistema de ancoragem, utilizando um conjunto de corda e mosquetões“, relatou o comandante do socorro. Esse sistema permitiu a descida controlada pelo bombeiro militar, que usou um cinto paraquedista, e seu içamento junto com o cão Apolo a terra firme sem machucado aparente.

Em síntese, o Corpo de Bombeiros do Ceará resgata cachorro de cacimba, em Iguatu. Atuaram no resgate, o cabo Alexsandro, o soldado Fernandes e o soldado Igor, além de populares que somaram esforços no resgate.

Corpo de Bombeiros orienta prevenção

Por prevenção, recomendamos que poços e cacimbas sejam cercados e sinalizados, bem como, tampados para se evitar situações como esta.

Outros resgates

Por fim, durante o ano de 2022, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou entre janeiro e dezembro, 9.456 animais em todo o território estadual. Entre as espécies estão cobras, gatos, cassacos, iguanas, cavalos, jacarés, gatos-mouriscos, gambás, raposas, entre outros. O balanço de 2022 é superior aos anos de 2019, 2020 e 2021, quando a corporação resgatou 3.926, 5.217 e 6.252 animais, respectivamente.

Vidas alheias e riquezas salvar!

 

EM ALTA

Sair da versão mobile