Brasil

Consciência Negra: 20 de novembro é feriado nacional pela primeira vez; entenda o motivo

Published

on

Símbolo da resistência e representatividade dos antepassados negros, o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, tornou-se feriado nacional em 2024. A data, marcada por um histórico de lutas e conquistas, até 2023 era feriado em apenas seis estados e aproximadamente 1.200 cidades brasileiras.

O dia 20 de novembro foi escolhido em referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do Brasil, localizado no atual estado de Alagoas. Executado em 1695, Zumbi se tornou símbolo de resistência contra a escravidão. Além de homenageá-lo, a data celebra outras figuras negras que deixaram legados significativos na história e cultura brasileiras, como Pelé, Alcione, Lázaro Ramos, Glória Maria e, mais recentemente, Vinicius Júnior.

Em 2024, o dia 20 de novembro será comemorado pela primeira vez como feriado nacional. O projeto de lei que instituiu o feriado foi sancionado pelo presidente Lula (PT) em 21 de dezembro de 2023, após ser criado pelo senador Randolfe Rodrigues (PT-AP). A primeira lei que reconheceu a data como Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra foi sancionada em 2011 (Lei Federal 12.519), mas não a tornou feriado nacional, cabendo a cada estado e município decidir pela criação do feriado.

Confira os estados onde, mesmo antes do decreto do presidente Lula, 20 de novembro já era considerado feriado:

  • Alagoas
  • Amapá
  • Amazonas
  • Mato Grosso
  • Rio de Janeiro
  • São Paulo

A celebração dessa data como feriado nacional reflete um avanço significativo no reconhecimento da importância da resistência e da cultura negra no Brasil. Fortalece a memória coletiva sobre a luta contra a opressão e promove a valorização das contribuições da população negra ao longo da história do país.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM ALTA

Sair da versão mobile