Brasil

Conflito entre indígenas deixa uma morta e dois feridos no RS

Published

on

Uma adolescente de 13 anos morreu e outras duas pessoas ficaram feridas em um tiroteio na Terra Indígena de Cacique Doble, no Noroeste do Rio Grande do Sul, na tarde de segunda-feira (04). O conflito envolve moradores da reserva que disputam a liderança da comunidade há mais de um ano.

A vítima fatal foi atingida por um projétil na cabeça. Uma jovem de 15 anos levou dois tiros, um no punho e outro na perna, e foi encaminhada para o Hospital São José, em São José do Ouro, com quadro estável. Um rapaz de 23 anos também foi baleado na perna, mas já recebeu alta médica.

A Polícia Federal (PF) e a Força Nacional estão na região para apurar os crimes e reestabelecer a ordem pública. Em outubro, a PF realizou a Operação Menés, que resultou na prisão preventiva de três membros da liderança da reserva. Mesmo assim, os ataques continuaram, inclusive com incêndios em casas e uma escola indígena.

Os Bombeiros Voluntários de Cacique Doble afirmaram que não conseguiram combater as chamas devido à falta de segurança para entrar na reserva. Segundo o comandante Tiago José Demartini, este é o segundo caso de morte por arma de fogo na área este ano. Ele disse que há um conflito armado que se intensificou no último sábado (03).

EM ALTA

Sair da versão mobile