Ceará

Concurso elege jumento mais enfeitado do Ceará

Published

on

No último sábado (20), o distrito de Jordão, em Sobral, a 240 quilômetros de Fortaleza, sediou uma competição inusitada: um concurso para eleger o jumento mais enfeitado da região. A disputa aconteceu no último dia da Festa de Nossa Senhora da Saúde, realizada tradicionalmente em agosto na localidade de Serra do Rosário. Entre as fantasias, havia jumentos vestidos de dama de honra, Igreja de Nossa Senhora e até Bob Marley.

Os jurados avaliaram critérios como criatividade, adereços e desenvoltura do animal. Para participar, os tutores dos jumentos só precisavam se apresentar no dia e hora marcados com o animal fantasiado. O tutor também precisava entrar na brincadeira e se vestir com uma fantasia relacionada à do jumento para ter chances de ganhar o prêmio.

O concurso foi organizado pelo professor Audino Lopes com o objetivo de resgatar a figura do jumento na paisagem nordestina. Segundo ele, a população de jumentos na região tem diminuído, o que motivou a comunidade a colocar este animal como protagonista da festa. A disputa é financiada pelos pequenos agricultores e comerciantes da região e possui um regulamento que proíbe o uso de acessórios que possam ferir ou prejudicar a saúde do animal.

Neste ano, seis jumentos participaram da competição e o vencedor foi o jegue chamado Manco, que concorreu pela primeira vez. Ele foi vestido de Igreja de Nossa Senhora da Saúde e conquistou a preferência dos jurados, que premiaram seus tutores com o troféu de primeiro lugar e um prêmio de R$ 300.

EM ALTA

Sair da versão mobile