Noticias

Comitê Internacional libera russos para as disputas das Paralimpíadas de Paris como atletas neutros

Published

on

Nesta sexta-feira (29), o Comitê Paralímpico Internacional anunciou que os atletas russos terão permissão para participar dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Os esportistas da Rússia, que têm enfrentado restrições em várias competições internacionais desde a invasão do país à Ucrânia em fevereiro do ano passado, poderão disputar o evento como atletas neutros.

A decisão foi tomada após uma votação na assembleia geral do Comitê realizada hoje em Manama, capital do Bahrein. Por uma margem de 74 a 65 votos, a entidade decidiu não suspender a delegação russa. Em seguida, os membros do Comitê Paralímpico Internacional votaram a favor da suspensão “parcial” do país até 2025, com 90 votos a favor e 65 contra.

A entidade alegou que a Rússia foi parcialmente suspensa devido a “infrações em suas obrigações constitucionais como membro” do Comitê. Belarus também será foco das mesmas votações ainda hoje, pois é o principal aliado da Rússia na invasão à vizinha Ucrânia.

Conforme a decisão do comitê, os atletas russos “estarão elegíveis para participar de forma individual e neutra” na Paralimpíada e outros eventos geridos pela entidade. No entanto, apenas os atletas poderão competir nas provas individuais, enquanto as equipes russas foram vetadas das modalidades coletivas, como futebol, basquete e vôlei, entre outras.

A decisão, considerada tardia, provavelmente resultará em uma redução da delegação russa na Paralimpíada, visto que muitos atletas russos não tiveram a oportunidade de disputar eventos pré-olímpicos e classificatórios nos últimos meses.

EM ALTA

Sair da versão mobile