Iguatu

Comissão gestora do Açude Trussu e Cogerh avaliam operação de alocação do reservatório

Published

on

A Comissão Gestora do Açude Trussu realizou nesta quinta-feira (23), junto à Cogerh, a reunião para avaliação da Operação de Alocação 2022.2 do reservatório, na Câmara Municipal de Iguatu.

Inicialmente, a presidente do Comitê do Alto Jaguaribe, Rosângela Teixeira falou da importância da água baseada na realidade da Comunidade local e da importância do trabalho que a Comissão Gestora desenvolve em parceria com a Cogerh.

O gerente regional da Cogerh de Iguatu, Isaac Dias, apresentou o acumulado de chuvas em dezembro e em Janeiro da sub-bacia, além do Prognóstico climático da Funceme, indicando que há 40% de probabilidade da quadra chuvosa cearense ser acima da média.

Isaac também apresentou o aporte dos açudes da bacia, destacando o Açude Trussu que, no período de 01/01 a 22/02/23, teve um aporte de 5 milhões de m³. Atualmente, o reservatório está com volume de 99,38 milhões de m³, equivalente a 36,97% de sua capacidade total.

Em seguida, foi apresentada a operação do 2º semestre de 2022 do açude em que a vazão alocada foi 250 litros por segundo (l/s), porém, a vazão operada foi de 135 l/s. Ao final da operação, no dia 31 de janeiro, o saldo foi positivo, com o reservatório constando 14,15 milhões de m³ a mais que o simulado na alocação.

 

EM ALTA

Sair da versão mobile