Brasil

Cidades do sul do país registram neve e temperaturas negativas

Published

on

Moradores do sul do país puderam ver finalmente a neve cair. O fenômeno ocorre devido à alta umidade, juntamente com uma massar de ar de origem polar, que derrubou as temperaturas. Desde o início da semana, havia o alerta para a chance de neve e de chuva congelada nos pontos mais altos das serras gaúcha e catarinense.

Na noite desta desta quinta-feira (20), nevou em Gramado e em Canela, na serra do Rio Grande do Sul. Turistas tiveram a oportunidade de apreciar o fenômeno. Foram registradas temperaturas negativas. Em Quaraí, a mínima foi de -5°C. O recorde negativo foi em Santa Catarina, em Morro da Igreja, onde os termômetros marcaram -8°C. Em Urupema, a temperatura foi de -6°C.

A condição para neve e chuva congelada deve se manter pelo menos até este sábado (22), segundo o site de metereologia Tempo Agora.

Para ver a neve cair, dezenas de famílias se arriscaram e dormiram no carro, apesar do frio intenso. Elas não conseguiram vagas em hotéis. A Defesa Civil alerta para os riscos à saúde.

Já nevou na quinta-feira (20), no Rio Grande do Sul, nas regiões de Nova Petrópolis e Pinheiro Machado, onde há registro da ocorrência de chuva congelada. Em São Francisco de Paula teve chuva congelada com flocos de neve e em São José dos Ausentes foi possível ver a chuva congelada.

Moradores também relataram chuva congelada nas regiões de Santa Maria do Herval, Bento Gonçalves, Triunfo, Salvador do Sul, Santa Vitória do Palmar e em Morro Redondo, no sul gaúcho.

A previsão era de precipitação entre 2 e 8 cm de neve na madrugada. A expectativa é de frio intenso nos três estados da região sul nos próximos dias.

Até mesmo no Paraná, as temperaturas despencaram. Há geada nos gramados e a mínima ultrapassou 2,8°C negativos. A sensação de frio, no entanto, é ainda maior: -5°C. Em Cascavel e em Foz do Iguaçu, o frio é intenso.

Apesar das baixas temperaturas, as geadas não serão tão amplas por conta da elevada umidade na região. Mesmo assim, estimam-se mínimas abaixo de -3°C no próximo fim de semana nas áreas mais elevadas dos três estados da região sul.

A chance de nevar durante a madrugada de sábado e na noite desta sexta é bem menor, segundo a meteorologista do Tempo Agora, Doris Palma. Mas ainda não se descarta que o fenômeno ocorra duas vezes seguidas, também nos pontos altos das serras gaúcha e catarinense.

Fonte: R7

EM ALTA

Sair da versão mobile