Futebol

Ceará vence o Paraná por 1 a 0 no Castelão e abre quatro pontos de vantagem para a zona de rebaixamento

Published

on

Todos os torcedores do Ceará sabiam, antes mesmo de a bola rolar, que o duelo contra o Paraná era o típico jogo que pouco importava jogar bem. O que valia mesmo era a vitória, para além das circunstâncias. E ela veio. Foi com tensão até o último minuto e maior dificuldade que os alvinegros esperaram – com direito a susto no último minuto ?, mas o Ceará fez sua parte e venceu o Paraná por 1 a 0 na noite de ontem. Os 48.077 torcedores que pagaram ingresso para acompanhar o jogo no Castelão fizeram bela festa naquele que foi o jogo que praticamente garantiu a permanência do Vovô na Série A do Campeonato Brasileiro em 2019.

Com o triunfo e os outros resultados da rodada, o Alvinegro abriu quatro pontos de vantagem para a zona de rebaixamento. Restando apenas seis pontos em disputa, o time de Lisca garantirá matematicamente a sua manutenção na Primeira Divisão com vitória simples sobre o Atlético-PR, em jogo marcado para 16 horas (horário de Fortaleza) deste domingo, 25.

Além disso, o Ceará tem boas chances de conseguir o objetivo mesmo sem vencer. Em caso de empate contra o Furacão, o Ceará ficará na Série A se Sport e América-MG não vencerem São Paulo e Bahia, respectivamente. Se perder, o Vovô terá de torcer para os pernambucanos perderem para o tricolor paulista, para o Vitória não derrotar o Grêmio, no Barradão, e para o Coelho não vencer o Bahia. Com essa combinação de resultados, o Alvinegro não poderá ser mais alcançado pelos adversários na última rodada.

O resultado de ontem foi obtido em um jogo nervoso e que poderia ter sido de maior tranquilidade.

O primeiro tempo se desenhou no panorama esperado, com o Ceará dono de maior posse de bola (61% x 39%) e tomando as principais iniciativas da partida. A boa marcação do Paraná, que esteve organizado e sólido defensivamente, até dificultou a criação do Alvinegro, mas a partir dos 21 minutos, quando fez sua primeira finalização, o Ceará passou a ser dono do jogo.

Foram dez finalizações na primeira etapa, sendo cinco na direção do gol. Calyson perdeu três boas chances de marcar, assim como Arthur. Mas foi Juninho quem abriu o placar, aos 32 minutos, quando cobrou pênalti com categoria, após o árbitro Luiz Flávio de Oliveira assinalar toque no braço de Jesiel.

No restante do primeiro tempo e no segundo o Ceará teve chances de ampliar, mas não foi efetivo no ataque.

O Paraná cresceu nos minutos finais e inclusive saiu de campo na bronca com o árbitro paulista. Aos 48 minutos do segundo tempo, a bola tocou no braço de Luiz Otávio e os jogadores paranistas pediram pênalti, mas o árbitro nada marcou. O lance, aliás, foi bem parecido com a penalidade marcada em favor do Ceará. Na falta assinalada, Jesiel tinha o braço junto ao corpo, enquanto no que a arbitragem não viu, Luiz Otávio tinha o braço esticado.

Um minuto depois da polêmica, veio o apito final, que sacramentou a 10ª vitória do Ceará no campeonato e deixou a permanência mais perto que nunca.

BRASILEIRO SÉRIE A 2018 1×0

Ceará

4-2-3-1: Everson; Samuel Xavier, Luiz Otávio, Tiago Alves e Felipe Jonatan; Edinho e Juninho Baiano; Leandro Carvalho (Felipe Azevedo), Ricardinho e Calyson (Cardona); Arthur (Ricardo Bueno). Téc.: Lisca

Paraná

4-3-3: Richard; Wesley Dias, Jesiel, René (Charles) e Igor; Leandro Vilela, Alex Santana e Jhonny Lucas (Alesson); Juninho (Keslley), Andrey e Felipe Augusto.

Téc.: Dado Cavalcanti

Local: Arena Castelão, em Fortaleza-CE

Data: 22/11/2018

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)

Assistentes: Emerson de Carvalho (SP) e Miguel Ribeiro da Costa (SP)

Cartões Amarelos: Calyson (CEA), Luiz Otávio (CEA), Alesson (PAR)

Público: 48.824 presentes (48.077 pagantes)

Renda: R$ 541.183,00

Fonte: O Povo

EM ALTA

Sair da versão mobile