Ceará
Ceará teve 4.978 denúncias de violência contra idosos em 2022
No decorrer de 2022, o estado do Ceará recebeu um total de 4.978 denúncias de violência contra idosos. Essas denúncias englobam diferentes formas de violência, como abuso físico, sexual e psicológico. Em meio a esse preocupante cenário, a campanha “Junho Violeta” está sendo realizada para alertar sobre a importância de combater esses tipos de violência e incentivar as pessoas a denunciarem.
A secretária dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih), Socorro França, enfatizou o desejo do governo de expandir essas ações para espaços públicos, como terminais de ônibus e shoppings, com o intuito de conscientizar ainda mais a população sobre a gravidade desse problema.
A questão da violência contra idosos tem sido objeto de discussões em diversos níveis. Em Fortaleza, por exemplo, as Unidades de Pronto Atendimento (Upas) registram, mensalmente, entre oito e dez atendimentos a idosos vítimas de violência.
Neste ano, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) anunciou a retomada e a atualização do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. Essa iniciativa visa combater e prevenir a violência direcionada aos idosos em todo o país, fortalecendo a proteção desses indivíduos vulneráveis.
É fundamental que a sociedade como um todo se una para combater a violência contra os idosos, garantindo-lhes respeito, dignidade e um ambiente seguro em que possam desfrutar de sua idade avançada com qualidade de vida.
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias2 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

