Ceará

Ceará tem queda de 34% na média de ocupação em UTI

Published

on

O Ceará, que tem apresentado diminuição no número de diagnósticos diários da Covid-19, também registrou queda em relação a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado, quando comparado os 20 primeiros dias de julho e agora, o estado apresentou baixa de 34,15% na média de ocupação de leitos de UTI.

A média dos 20 primeiros dias de julho foi de 595 leitos ocupados, já em agosto, com a queda, o número chegou a 391,8. Para a médica Melissa Medeiros, infectologista do Hospital São José (HSJ) e Hospital São Camilo Fortaleza, o novo cenário, se comparado ao de pico, é bastante positivo.

“Nós tivemos o momento de pico, quando a gente tinha 100% das UTIs lotadas, inclusive pacientes entubados e com ventilação mecânica nas enfermarias, e depois a gente começou a reduzir. Hoje, a gente tem um volume muito pequeno de pacientes Covid nas UTIs. Porque a medidas que diminuímos os casos, vão diminuindo os casos mais graves também ”, aponta a infectologista.
A infectologista também destaca que os pacientes internados hoje, em UTIs, são em sua grande maioria doentes crônicos, que tiveram seus atendimentos suspensos durante o pior período da pandemia.

“Infelizmente, durante a pandemia, muitos pacientes deixaram de ser assistidos de suas patologias e a gente tinha uma priorização. Então hoje temos pacientes pós-cirúrgicos, com doenças cardiovasculares, que acabaram ficando meio acumulados. Mas mesmo assim a taxa de ocupação continua baixa”, afirma.

Mais de 200 mil pessoas infectadas

Ceará chegou a 202.999 casos confirmados da Covid-19 e 8.268 mortes em decorrência da doença. O número de pessoas recuperadas é de 175.556. A marca de 200 mil casos foi ultrapassa na quarta-feira (19). A cidade de Maracanaú, na Grande Fortaleza, superou os 6 mil diagnósticos positivos.

Total de cearenses com sintomas gripais tem queda de 59,4%
Taxa de mortalidade em Fortaleza tem o menor aumento entre as áreas de saúde do Ceará
Fortaleza registra média diária de 1,1 óbitos em decorrência da Covid-19
Na Grande Fortaleza, Maracanaú tem 6.017 casos positivos, 235 mortes e incidência em 2.640,4. Caucaia, segunda cidade em número de mortes, tem 5.462 diagnósticos positivos, 328 óbitos e incidência de 1.511,3. Em Maranguape, cidade com incidência de 3.386,6, já foram infectadas 4.368 pessoas e 113 não resistiram à doença.

Outras informações da plataforma:
A taxa de ocupação das UTIs cearenses é de 55,65%;
A taxa de ocupação das enfermarias cearenses é de 34,36%;
A letalidade da doença no Estado é de 4,1%
Foram confirmadas quatro mortes nas últimas 24 horas
Os números apresentados pela Secretaria da Saúde são atualizados permanentemente e fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, ou seja, não necessariamente correspondem à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.

Fonte: G1 CE

EM ALTA

Sair da versão mobile