Ceará
Ceará tem mais de 500 mil eleitores com os títulos cancelados
No Estado do Ceará, atualmente, mais de meio milhão de eleitores estão enfrentando o cancelamento de seus títulos eleitorais. Essa situação decorre de diversos motivos, incluindo a ausência em três eleições consecutivas sem justificativa e a falta de realização do cadastramento biométrico, que se tornará obrigatório para as eleições de 2024.
De acordo com informações oficiais do pleito do ano passado, o Ceará contava com aproximadamente 6,8 milhões de eleitores aptos a votar. Portanto, a parcela de cidadãos com questões pendentes na Justiça Eleitoral atinge quase 10% do total, um número que merece atenção.
Além de afetar a participação nas eleições, o título eleitoral desempenha um papel fundamental para que os cidadãos possam realizar diversas atividades, como obter passaporte, ocupar cargos públicos ou se matricular em instituições de ensino superior públicas no país.
Dentre os 524.237 eleitores cujos títulos foram cancelados, conforme informações fornecidas pelo TRE-CE, 170.165 estão nessa situação devido à ausência do cadastramento biométrico. Esses eleitores deveriam ter procurado a Justiça Eleitoral para registrar suas impressões digitais no período entre 2019 e 2020. No entanto, devido à pandemia, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu manter a validade dos títulos mesmo para aqueles que não puderam realizar o recadastramento.
Para as eleições de 2024, quando os cidadãos escolherão prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, a realização da biometria será obrigatória em todo o Estado do Ceará. Os cidadãos têm até o dia 8 de maio de 2024 para regularizar sua situação a tempo de participar das eleições programadas para outubro.
-
Brasil3 dias atrásCearense reconhecido como homem mais velho do mundo completa 114 anos e família espera celebrar os 115
-
Iguatu2 dias atrásMais de R$ 380 Milhões de Injeção Anual em Risco: Como propostas de cortes sociais podem estrangular Iguatu e piorar a fome no município
-
Brasil3 dias atrásBolsa Família tem valores reajustados e começa a pagar beneficiários nesta segunda-feira
-
Brasil3 dias atrásLua Blanco, estrela de Rebelde, morre aos 39 anos; informações apontam câncer de intestino
-
Brasil3 dias atrásCantor e compositor Benito di Paula morre aos 84 anos em São Paulo
-
Ceará3 dias atrásCafé especial amplia mercado e valoriza produção cearense
-
Ceará2 dias atrásMarinha alerta para ventos de até 75 km/h no litoral do Ceará até quinta-feira
-
Ceará3 dias atrásCeará se destaca no vestibular do ITA 2027, com Fortaleza à frente das demais cidades
