Noticias
Ceará tem 62 açudes sangrando e bate recorde dos últimos 12 anos
De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), atualmente existem 62 açudes no estado do Ceará que estão sangrando, o que representa o maior número de açudes com capacidade máxima nos últimos 12 anos.
Com as chuvas recentes, a reserva de água nos açudes aumentou significativamente, passando de 5,8 bilhões de metros cúbicos em 1º de fevereiro para 8,74 bilhões de metros cúbicos em 12 de abril. Isso significa que a reserva hídrica atual corresponde a 47,68% da capacidade total dos 157 reservatórios monitorados.
A expectativa da Cogerh é que o número de açudes sangrando aumente nos próximos dias, já que 11 reservatórios estão acima de 90% de sua capacidade. Entre os açudes que devem sangrar em breve estão Catucinzenta, Curral Velho, Desterro, Faé, Fogareiro, Gavião, Jatobá II, São José III, Taquara e Tatajuba.
As regiões de Coreaú, Litoral e Baixo Jaguaribe estão com mais de 95% de suas capacidades de armazenamento, enquanto a região do Acaraú já ultrapassou 90%. Na região hidrográfica do Banabuiú, o percentual de armazenamento atingiu 36%, superando o ano de 2013, quando houve uma grande seca no estado. Hoje, existem seis açudes sangrando na região.