Regional
Ceará tem 40% de chances de chuvas acima da média no trimestre de março a maio
O Ceará tem probabilidade de 40% de chuvas acima da média nos meses de março a maio, de acordo com dados divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), nesta sexta-feira (28). O prognóstico aponta ainda 40% de chances de chover em torno da normalidade e 20% abaixo da média para os três meses.
Para a Região Sul do Ceará, a previsão é chuvas em torno do normal ou abaixo do normal em algumas áreas.
Já na Região Norte, é mais provável chover acima do normal.
“Além disso, salienta-se a alta variabilidade temporal no volume de chuvas ao longo do trimestre”, destaca a Funceme.
O resultado é dado a partir de uma análise dos campos atmosféricos e oceânicos de grande escala, sendo vento em superfície e em altitude, pressão ao nível do mar, temperatura da superfície do mar, entre outros. E dos resultados de modelos numéricos globais e regionais e de modelos estatísticos de diversas instituições de meteorologia do Brasil e do exterior, além da própria Funceme, informa o órgão.
A meteorologista da Fuceme Meiry Sakamoto afirmou que o prognóstico é otimista. “Continua sendo uma previsão muito otimista”, disse.
Sakamoto disse ainda que esta previsão tem diferença quanto à mais recente, realizada para os meses de fevereiro a abril, por duas razões. “Houve uma alteração em relação ao prognóstico divulgado em janeiro primeiramente. Precisamos observar que trata-se da previsão para o trimestre diferente. Agora para um trimestre março, abril, maio de 2020”, disse.
“Outra razão está relacionada algumas alterações que estão sendo observadas no Oceano Atlântico Tropical Sul que vem nas últimas semanas mostrando um certo esfriamento. O que poderia, se essa tendência se manter, acabar prejudicando o deslocamento da ZCIT para latitudes mais ao Sul e isso pode ter algum impacto na chuvas no estado daqui do Ceará”, acrescentou.
Fonte: G1 CE
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias2 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

