Ceará
Ceará faz parte do primeiro grupo de unidades federais de qualidade de água
O Ceará, por meio da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), faz parte do primeiro grupo de unidades federais que operam redes de qualidade de água. Foi o que informou a gerente de Análise e Monitoramento (Geamo) da autarquia, Maíra Brandão. Pelo seu desempenho através do Programa de Monitoramento Ambiental das Águas Superficiais dos Principais Rios do Estado e Seus Afluentes, a superintendência firma pactuação de metas com o Programa Qualiágua da Agência Nacional das Águas (ANA).
O Programa tem o intuito de estimular a divulgação de dados de qualidade de água dos sistemas de gestão de recursos hídricos do Brasil. O Qualiágua estabelece metas mínimas a serem cumpridas por três grupos de unidades da Federação, sendo que as mais estruturadas terão metas mais exigentes. O Ceará, através do reconhecimento do programa de monitoramento da Semace, se destaca no projeto ficando no primeiro grupo formado por quatro estados, dentre eles: Brasília, Minas Gerais e São Paulo.
Na prática, a ANA premiará os estados por atingimentos de metas relacionadas ao monitoramento e à divulgação dos dados de acordo com as premissas previstas na Resolução ANA n°903/2013. São estabelecidas também metas estruturantes que definem objetivos a serem alcançados em termos de padronização, capacitação e melhoria das práticas de laboratório, visando melhorar a qualidade do dado e das informações geradas.
O monitoramento feito pela Semace contempla as 11 bacias hidrográficas do Estado, com o total de 93 pontos de coleta. Para adesão ao Programa da ANA, a autarquia fez a alteração de alguns pontos de monitoramento. Maira Brandão afirma ter perspectivas de incremento e ampliação da estrutura de monitoramento da Superintendência com a adesão ao Qualiágua. “A divulgação dos dados das análises realizadas pela autarquia, além da participação em programas interlaboratoriais, são alguns dos vários benefícios para o Estado do Ceará com a participação no programa”.
Qualiágua
O Qualiágua visa também a contribuir para o fortalecimento e estruturação dos órgãos estaduais gestores de recursos hídricos e meio ambiente além de promover a implementação da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade das Águas (RNQA), no âmbito do Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas (PNQA).
Assessora de Comunicação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente
-
Brasil3 dias atrásMarco Nanini pede desculpas após polêmica com retirada de intérprete de Libras durante peça
-
Brasil3 dias atrásAnvisa aprova novo medicamento para tratamento de câncer de pulmão avançado
-
Esportes3 dias atrásMorre aos 67 anos Jorge Veras, ex-atacante que marcou história no Ferroviário e no Grêmio
-
Mundo3 dias atrásPapa Leão XIV não precisará de tratamento adicional contra câncer de pulmão
-
Ceará3 dias atrásFuncionários da Amazon no Ceará denunciam salários abaixo do mínimo e relatam humilhações
-
Brasil3 dias atrásPrazo para comícios e propaganda eleitoral paga na internet termina nesta quinta-feira
-
Brasil2 dias atrásFelca se pronuncia após críticas por vídeo sobre fobia social e bullying
-
Ceará2 dias atrásZenir recusou propostas de compra de Magazine Luiza e Casas Bahia, afirma direção
