Ceará

Ceará é o estado com maior queda no número de doadores de órgãos durante pandemia, diz associação

Published

on

Com a pandemia do novo coronavírus, encontrar possíveis doadores e realizar transplantes de forma segura tem sido um desafio para o Ceará. O estado registrou queda de 71,1% no número de doadores de órgãos entre 1º de março e 18 de abril de 2020, na comparação com o mesmo período de 2019.

Segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o Ceará aparece como a unidade da federação mais afetado no Brasil, seguida por Pernambuco, com queda de 58,3%, e Rio de Janeiro, com menos 40%. A quantidade de transplantes realizados caiu 20% em todo o território nacional.

Para o médico José Huygens Garcia, presidente da ABTO e chefe do Serviço de Transplante Hepático do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), o isolamento social, a falta de UTIs disponíveis e a impossibilidade de utilizar órgãos de doadores infectados pela Covid-19 são alguns dos fatores que podem explicar a queda.

Huygens diz que locais que recebem pacientes com Covid-19 não podem realizar transplantes devido o alto risco de contaminação. Além disso, todos os doadores devem ser testados. Alguns deles acabam sendo descartados por testarem positivo para a doença.

O número de casos confirmados da doença no Ceará chegaram a 11.470, com 795 mortes. Os dados foram divulgados por meio da plataforma IntegraSUS às 17h19 desta terça-feira (5).

A ABTO não recomenda a utilização dos órgãos neste caso por não existir literatura médica suficiente para apontar os riscos para o receptor. A negação familiar também tem aumentado, já que o resultado do teste de Covid-19 demora pelo menos 12 horas para ser liberado e muitas pessoas escolhem não esperar.

Conforme reconhece a coordenadora da Central de Transplantes do Ceará, Eliana Barbosa, a queda nos acidentes de trânsito também contribui para o índice negativo. “O isolamento social diminuiu os acidentes com Traumatismos Cranioencefálicos (TCEs), graças a Deus, mas ao mesmo tempo, fez cair o número de notificações para novos doadores”, acrescenta.

Motoristas são barrados por fiscalização que restringe acesso à cidade de Crato, no sul do Ceará

Fonte: G1

EM ALTA

Sair da versão mobile