Ceará

Ceará deverá ter chuvas até quarta-feira, avalia Funceme

Published

on

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê possibilidade de chuva em todas as regiões do Ceará até quarta, 5. O Estado registrou chuvas em um total de 50 municípios na manhã desta terça-feira, 4. As maiores precipitações foram em Morada Nova, com 80 mm; seguida por Quixeré, com 73 mm e Limoeiro do Norte, com 69 mm.

A cidade de Fortaleza amanheceu pelo segundo dia seguido com chuvas. O tempo chuvoso iniciado nestes primeiros dias do mês de maio trouxe uma variação de temperatura para os fortalezenses com uma média entre 30ºC e 22ºC, segundo a Funceme.

Na Capital, nesta manhã, o índice pluviométrico era 17.8 mm (Posto de Messejana) e 17 mm (Fundação Maria Nilva). Na última segunda-feira, 3, o registro foi de 38 mm, o suficiente para o registro de alagamentos em vários pontos da Cidade.

De acordo com a meteorologista Meiry Sakamoto, as condições favoráveis para o registro de novas precipitações decorrem de uma mudança no posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas neste período do ano. “Essas previsões [de chuva] são resultado de um leve deslocamento da Zona de Convergência Intertropical, que agora se posiciona em dois graus ao sul da Linha do Equador”, explica.

Em nota, a Fundação diz que a tendência, neste momento, é que “a ZCIT permaneça na atual posição até quarta-feira, 5, pelo menos, quando o Sul do Estado também passar a apresentar condições mais favoráveis à chuva”.

10 maiores chuvas por posto no dia:

Morada Nova (Posto: Lagoa Da Serra): 80.0 mm
Quixeré (Posto: Lagoinha): 73.0 mm
Limoeiro Do Norte (Posto: Limoeiro Do Norte): 69.0 mm
Russas (Posto: Sitio Timbauba Macore): 68.5 mm
Limoeiro Do Norte (Posto: Sitio Malhada): 64.2 mm
Limoeiro Do Norte (Posto: Bixopa): 62.4 mm
Beberibe (Posto: Lagoa Funda): 62.0 mm
Pindoretama (Posto: Pindoretama): 55.0 mm
Iracema (Posto: Sao Jose Do Fama): 55.0 mm
Camocim (Posto: Guriu): 54.1 mm

Fonte: O Povo

EM ALTA

Sair da versão mobile