Iguatu

CDL de Iguatu vê mais negócios para 2014

[caption id="attachment_9175" align="alignleft" width="600"]No comércio de calçados, confecções e acessórios há uma clientela que não para de consumir, mantendo uma relação de fidelidade com o lojista FOTO: HONÓRIO BARBOSANo comércio de calçados, confecções e acessórios há uma clientela que não para de consumir, mantendo uma relação de fidelidade com o lojista FOTO: HONÓRIO BARBOSA[/caption]Apesar das dificuldades vividas em 2013, a avaliação dos lojistas é de expansão nas vendas para o próximo ano

Published

on

No comércio de calçados, confecções e acessórios há uma clientela que não para de consumir, mantendo uma relação de fidelidade com o lojista FOTO: HONÓRIO BARBOSA

Apesar das dificuldades vividas em 2013, a avaliação dos lojistas é de expansão nas vendas para o próximo ano

A menos de uma semana para o final do ano, empresários e lojistas deste município avaliam 2013 como ano bastante positivo para o negócio e apostam numa expansão bem maior para 2014. A seca foi apresentada como uma dificuldade vivida e inibidora de um crescimento maior, assim como a política tributária foi reclamada para que haja uma abertura maior para a negociação .

Na visão do empresário Carlos Tadeu Rodrigues Rolim, que administra três lojas do setor de material de construção, o ano comercial poderia ter sido melhor, se não estivessem acontecido alguns fatores, que segundo ele foram empecilhos para o crescimento do varejo, aumento das vendas e fortalecimento da economia local. Um desses fatores, conforme Tadeu foi o climático. “Na minha opinião, foi um ano difícil, porque estamos no segundo ano consecutivo de seca, e acredito que isto tenha afetado o comércio, principalmente o nosso setor, de material de construção”. De acordo com o empresário, que também é presidente do Sindilojas, não houve o aquecimento esperado pela classe empresarial e as vendas acabaram ficando abaixo das expectativas. “A gente não viu, neste ano, nos meses de novembro e dezembro, aquele fluxo de clientes comprando no comércio, como vimos a cerca de três anos atrás”.

Outros fatores que ele considera preponderantes que influenciaram as vendas para baixo foram as oscilações da economia, a falta de investimentos no setor pelo poder público e a mudança na modalidade de cobrança do ICMS pelo Governo do Estado. Tadeu acredita que este último é um dos fatores que mais preocupa, já que muitas empresas poderão fechar suas portas, caso não haja sensibilidade do governo do Estado em negociar com a classe.

Um dos segmentos que registrou maior crescimento da rede física de lojas neste ano de 2013 foi do ramo ótico. Pelo menos, cinco novas lojas foram instaladas e inauguradas ao longo do ano. Com esta ampliação o centro comercial de Iguatu conta com cerca de 20 lojas do setor servindo bem a população em serviços (exames e consultas), como também na oferta de produtos (óculos esportivos e de auxílio à visão, relógios, joias e outros acessórios).

No segmento de móveis e eletros, conforme o Diretor-Superintendente da rede de lojas Zenir, Francisco Bento de Souza, o crescimento registrado no ano de 2013 em toda rede que tem lojas em todo estado foi tímido, alcançando o percentual de 5%. Mas, segundo ele, em nível de região, no Centro Sul onde fica a matriz da empresa, o crescimento variou entre 8% a 10%.

De acordo com Bento, se considerarmos a inflação do período calculada em 6%, o crescimento de 10% está dentro do aceitável visto até mesmo como resultado superior ao crescimento do ano de 2012. O diretor explicou que os números são avaliados conforme as oscilações do mercado econômico.

Clientela

O empresário Antônio Gilmar da Costa administra uma loja de roupas, calçados e acessórios na Avenida Perimetral de Iguatu. O negócio funciona desde o ano 2000 e já tem uma carteira de seis mil clientes. Deste total, segundo afirmou Gilmar, 70% são clientes ativos que compram e pagam regularmente. Com o negócio, o empresário já conseguiu lançar outros empreendimentos e investir também na própria loja. Assim como outros lojistas, ele percebe que as vendas poderiam ter sido melhores na reta final do ano, mas não reclama. Ele acredita que consegue fechar o ano batendo as metas, já que é um segmento infalível em se tratando das necessidades dos clientes de renovar o guarda-roupa. Mesmo assim o empresário ressalta que foi um ano difícil de superar. “Com muita habilidade vamos conseguir fechar o ano de 2013, mas não tem sido fácil”, disse. A empresa está localizada num ponto estratégico da cidade, mas afastada do centro, entre um entroncamento de bairros. Com isto a loja vende para clientes de bairros diferentes como da Cohabs, Cocobó, Veneza, Altiplano, Jardim Oásis e outros. O bairro onde fica a loja (Vila Centenário) é um dos mais populosos de Iguatu e conta com boa infraestrutura, tais como ruas pavimentadas em bem divididas, serviços essenciais de coleta de lixo, saúde e educação, além de um fluxo de lojas que atendem outras necessidades da população. “Nossa clientela é formada totalmente pelas populações dos bairros adjacentes, uma parcela importante de consumidores, que podem adquirir os produtos que precisam no próprio local onde moram”, afirmou. O empresário destacou o importante papel da CDL, principalmente na mobilização dos lojistas para realizar as campanhas de incentivo às vendas na antecipação do Natal. As campanhas, além de beneficiar os clientes com a distribuição de prêmios valiosos, também dão oportunidades aos pequenos comerciantes de participarem com suas lojas de uma grande promoção. Sua loja oferece aos clientes a oportunidade de concorrer a prêmios como um carro novo e mais a premiação em móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

Intermediário

Na opinião do presidente da CDL, Ariosto Bezerra Vale, o ano de 2013 foi um período intermediário, comparando entre um ano de crescimento do varejo, com aumento satisfatório das vendas e crescimento das empresas, e um ano de movimentação econômica menos acentuada. Manter os negócios ao patamar do último período pode até não ser o ideal, mas soa como alternativa diante do não crescimento esperado. E destacou que neste ano de 2013, exatamente para dar suporte ao varejo, a CDL realizou eventos importantes, principalmente no setor de qualificação profissional com a oferta de cursos profissionalizantes em parceria com o Sebrae, a realização da campanha “Iguatu Natal de Prêmios” e a premiação do troféu “Telha de Ouro”. Com isso, contemplou-se sete personalidades do varejo, administração pública, instituições, empresa, empresário, vendedor, homenagem ao mérito e ex-presidentes.

Mais informações:

CDL de Iguatu

Centro-Sul

Telefone: (88)3581.1818

Email:cdliguatu@hotmail.com

www.cdliguatu.com.br

Fonte: Diario do Nordeste

EM ALTA

Sair da versão mobile