Regional

Católicos de Jucás encerram festejos da padroeira Nossa Senhora do Carmo

Published

on

Católicos de Jucás celebram festa religiosa dedicada à padroeira Nossa Senhora do Carmo. Os festejos foram encerrados no fim da tarde desta terça-feira, 16, dia dedicado à santa.

Milhares de devotos participaram de missa e da procissão com a condução do andor com a imagem da santa. Neste ano, o novenário teve como tema central – ‘Com Nossa Senhora do Carmo, viver a alegria da santidade no mundo atual’.

A celebração das novenas foi campal em frente à Igreja Matriz e a cada noite reuniu centenas de devotos.

Devoção

O primeiro padroeiro de Jucás foi São Matheus. Os poucos que habitavam na antiga São Matheus desejavam fazer uma capela em homenagem ao santo, na várzea dos Crioulos, por ser mais plano.

Foi construída a Igreja Matriz no local onde se encontra atualmente. Em 04 de setembro de 1.731 foi dado o patrimônio para a capela de São Matheus de meia légua de terra, sendo dado por Cosmo Ferreira da Silva.

A Igreja foi construída e separada da freguesia de Icó, em 07 de dezembro de 1.755. A construção foi realizada em três etapas; a primeira do altar-mor e a sacristia, a segunda do corpo da Igreja e a terceira o erguimento das laterais e a torre, com duração de duas décadas.

A Igreja é sem sombra de dúvidas, um símbolo da arquitetura barroca. Hoje, verifica-se que o primeiro estilo sofreu algumas modificações. Foi instalado um relógio, que servia como orientação da população. Cento e setenta anos após a construção da Igreja foi colocada a imagem de Nossa Senhora do Carmo. Tendo sido o seu primeiro vigário, o padre Anacleto Soares da Veiga e como principal vigário padre João Sticker, que se destacou por prestar muitos serviços à comunidade.

Fonte: Diário Centro Sul

EM ALTA

Sair da versão mobile