Noticias

Campanha pelo combate à violência sexual contra crianças e adolescentes realiza programação online

Published

on

A cada 15 minutos, uma criança ou adolescente sofre violência sexual no Brasil. O agressor é familiar ou conhecido da vítima em 77% dos casos, segundo dados da Safernet. No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, o projeto “Crescer sem Violência” promove campanha nas redes sociais, minicursos online e programação especial para conscientizar sobre os riscos que crianças e adolescentes correm nos ambientes doméstico e virtual.

A ação é uma parceria entre a Fundação Roberto Marinho – por meio do Canal Futura – a Childhood Brasil e a Unicef Brasil. A iniciativa é apoiada pelo Google, Facebook e Instagram.

Priscila Pereira, coordenadora da Fundação Roberto Marinho e responsável pelo projeto, alerta para uma subnotificação de casos relacionados ao abuso de crianças e adolescentes. As estimativas se tornam ainda mais preocupantes no contexto do isolamento social já que os criminosos são pessoas próximas à vitima, na maioria dos casos.

Para Priscila, outro ponto preocupante é o fato de a tecnologia estar sendo utilizada com maior abertura pelas crianças e jovens durante a quarentena. “Isso acaba abrindo portas para outra gama de formas de violência, como o aliciamento, o acesso a conteúdo pornográfico e outras questões ligadas aos crimes online. Por isso, nesse momento de isolamento social, a atenção precisa de ser redobrada sobre esse olhar protetivo”, considera.

Fonte: O Povo

EM ALTA

Sair da versão mobile