Automobilismo

Bruno Senna e equipe conquistam as 6 Horas de Silverstone

Aston Martin brilha na abertura do Mundial de Endurance com vitóriacompleta na GTE Pro.

Published

on

Aston Martin brilha na abertura do Mundial de Endurance com vitóriacompleta na GTE Pro.

A estreia de Bruno Senna no WEC – Campeonato Mundial de Endurance – não poderia ter sido melhor. Ao lado do alemão Stefan Mücke e do britânico Darren Turner, Bruno ajudou a Aston Martin a conquistar uma incontestável vitória na classe GTE Pro das 6 Horas de Silverstone, prova que abriu a temporada neste domingo no tradicional autódromo inglês. O Vantage V8 da marca que está completando 100 anos em 2013 largou na pole, liderou do início ao fim e ainda estabeleceu a volta mais rápida da categoria. O trio completou a prova depois de 171 voltas, uma a mais que o segundo colocado, a Ferrari F458 do japonês Kamui Kobayashi e do finlandês Toni Vilander.

Bruno já havia subido ao alto do pódio de Silverstone na Fórmula 3 e na Fórmula GP2. Neste domingo, foi encarregado do terceiro turno depilotagem – Mücke largou e depois cedeu o cockpit a Turner. Bruno recebeu o carro na ponta e manteve a posição, apesar da repentina mudança das condições climáticas – uma breve chuva molhou a pista – assim que assumiu o volante. “Dei oito voltas na chuva sem praticamente nenhuma experiência anterior com esse carro, mas felizmente ela parou logo. A equipe fez um ótimo trabalho e merecemos esta vitória. Queremos ganhar o campeonato e começar assim foi um grande resultado”, comemorou.

A primeira das oito etapas do segundo ano do Mundial de Endurance parece comprovar a previsão de Bruno, que espera uma disputa intensa até o final do ano com as Ferrari e as Porsche 911 RSR. Todos os carros cruzaram a linha de chegada, os problemas mecânicos foram quase desprezíves e as diferenças foram pouco significativas para uma prova de longa duração. O calendário voltará a ser movimentado novamente no dia 4 de maio em Spa (Bélgica), palco de novo desafio de seis horas.

Entre os supervelozes protótipos da LMP!, o escocês Alan McNish, o dinamarquês Tom Kristensen e o francês Loic Duval comandaram a dobradinha do Audi R18 e-tron quattro, percorrendo a distância total em 197 voltas e superando o segundo carro da fábrica alemã – dividido por Lotterer-Tréluyer-Fassler – por menos de quatro segundos. A outra vitória brasileira do dia foi alcançada por Antonio Pizzonia com o Oreca-Nissan da LMP2, juntamente com os ingleses James Walker e Tor Graves.

O resultado das 6 Horas de Silverstone na classe GTE Pro: 

1 – Aston Marting Racing – Darren TURNER, Stefan MÜCKE, Bruno SENNA – Aston Martin Vantage V8 – 171 voltas

2 – AF Corse – Kamui KOBAYASHI, Toni VILANDER – Ferrari F458 Italia – a 1 volta

3 – Aston Marting Racing – Paul DALLA LANNA, Frédéric MAKOWIECKI, Pedro LAMY – Aston Martin Vantage V8 – a 1 volta

4 – Porsche AG Team Manthey – Marc LIEB, Richard LIETZ, Romain DUMAS – Porsche 911 RSR – a 1 volta

5 – AF Corse – Gianmaria BRUNI, Giancarlo FISICHELLA, – Ferrari F458 Italia – a 1 volta

6 – Porsche AG Team Manthey – Jörg BERGMEISTER, Patrick PILET, Timo BERNHARD – Porsche 911 RSR – a 3 voltas

Fonte: GP News

EM ALTA

Sair da versão mobile