Mundo

Brasileiro tem sua nacionalidade questionada e é agredido em Portugal

Published

on

Um engenheiro civil brasileiro, que vive em Portugal há dois anos, foi vítima de um ataque xenofóbico em Braga, no norte do país. Saulo Jucá estava em um café na noite de sábado (10), quando um homem bêbado o abordou e perguntou se ele era brasileiro. Ao confirmar sua origem, Saulo foi agredido com chutes no rosto e nas costelas.

Saulo disse que conversava com o dono do estabelecimento quando o homem entrou e se dirigiu a ele. “Ele notou pelo meu sotaque que eu era brasileiro e me perguntou de onde eu era. Eu respondi que era do Brasil e ele começou a me bater sem motivo”, relatou.

O engenheiro foi socorrido por uma ambulância e levado ao hospital, onde ficou até a manhã de domingo (11). Ele teve fraturas no nariz e nas costelas e vai precisar de três semanas para se recuperar. Ele também registrou um boletim de ocorrência na polícia e contratou um advogado para acompanhar o caso. “Há imagens das câmeras do café que mostram a agressão. Eu quero justiça”, afirmou.

Saulo afirmou que já havia presenciado situações de preconceito e racismo em Portugal, mas nunca tinha sido alvo direto de violência. “A xenofobia aqui é algo que eles acham normal, mas para nós não é. Eu me sinto muito triste e revoltado com o que aconteceu”, desabafou.

EM ALTA

Sair da versão mobile