Brasil

Brasil gasta três vezes menos com educação pública que demais países da OCDE

[caption id="attachment_14759" align="alignnone" width="600"]Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação[/caption]

O Brasil gastou com educação pública o que corresponde a um terço do que gastm os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, OCDE.

Published

on

Foto: Divulgação

O Brasil gastou com educação pública o que corresponde a um terço do que gastm os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, OCDE.

 

É o que revela o estudo “Olhar Sobre a Educação 2014”, que analisou os sistemas de ensino dos 34 países membros da OCDE. Além do Brasil, Argentina, China, Colômbia, Índia, Indonésia, Rússi, Arábia Saudita e África do Sul.

Segundo o relatório anual da OCDE sobre educação, enquanto os países desenvolvidos membros da organização desembolsaram 8 mil 952 dólares por estudante em 2011, o Brasil investiu 2 mil 985 dólares no mesmo período. Trata-se do segundo valor mais baixo entre todos os países analisados. 

O relatório elogia o esforço brasileiro na ampliação dos investimentos se considerado o percentual em relação ao Produto Interno Bruto. Com gastos que correspondem a 6,1% do PIB em 2011, o Brasil ficou acima da média dos países da OCDE, de 5,6%. Também ficou acima da média dos vizinhos latino-americanos como Chile ou México. 

Segundo o relatório, o Brasil apresenta a maior diferença entre o dinheiro aplicado nas instituições públicas de ensino superior e fundamental: Foram 10 mil 902 dólares anuais gastos por universitário contra 2 mil 673 por aluno dos cinco primeiros anos do ensino fundamental. O senador Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará, lembrou que o Plano Nacional de Educação, aprovado pelo Congresso e sancionado em junho, é um marco na garantia da educação como prioridade absoluta do país. 

“O PNE estabelece vinte metas a serem cumpridas nos próximos dez anos. Entre elas, que o investimento público em educação saia de 5,5 por cento para atingir 10 por cento nos próximos anos do Produto Interno Bruto. A destinação do percentual dos royalties do Petróleo para educação.. vai ajudar a viabilizar essa expansão tão necessária”, disse Eunício.

A OCDE é responsável pela aplicação e divulgação dos resultados do Pisa, Programa Internacional de Avaliação de Alunos. Na última edição, que testa alunos de 15 anos de idade, o Brasil ficou na posição 58 em matemática, e 59 em ciências.

Fonte: RADIO SENADO

EM ALTA

Sair da versão mobile