(Foto: Divulgação)

Dados da plataforma IntegraSUS e do Vacinômetro Estadual mostram que, no Ceará, das 184 cidades, 123 já imunizaram 70% de sua população local com a primeira dose de vacinas contra a Covid-19. Os dados são referente até a tarde desta terça-feira (29) e podem oscilar diariamente a partir da inclusão de novos cadastros na plataforma.

A média atual do Estado é de 69% de vacinação dos cadastrados já confirmados. Ao todo, 63 municípios estão na faixa entre 70% e 80%; outros 42 têm entre 80% e 90%; e mais dez têm acima de 90%.

Além disso, oito municípios já têm mais de 100% da população cadastrada com a vacina: Salitre, Tururu, Monsenhor Tabosa, Ipaporanga, Potengi, Frecheirinha, Santana do Cariri e Altaneira.

Segundo a Sesa, antes do cadastro obrigatório no Saúde Digital, parte dos municípios realizava um cadastramento próprio e independente, o que justifica os valores excedentes.

A inscrição digital foi pactuada pela Comissão Intergestores Bipartite do Ceará (CIB-CE) somente na transição de maio para junho, mês em que a campanha completou quatro meses.

DEMORA NA ENTREGA

Apesar dos números animadores, o andamento da imunização no Ceará é afetado pela inconstância no repasse de doses compradas pelo Ministério da Saúde. Pelo menos 38 cidades do Estado informaram que já zeraram ou têm baixo estoque de vacinas, como Guaiúba, Pindoretama, Cruz e Monsenhor Tabosa.

A demora prejudica o planejamento de municípios como Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. Por lá, mais de 26 mil pessoas já se cadastraram, mas apenas 9 mil receberam pelo menos a primeira dose – cerca de 33% do total. Na segunda-feira, o município aplicou as últimas doses D1 disponíveis.

Em Fortaleza, o estoque de D1 também deveria acabar nesta quarta (30), conforme previsão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mas uma revisão do número de faltosos em datas anteriores permitiu mais 61 mil marcações para quinta (1º) e sexta (2). Até o momento, foram vacinados 65% da população cadastrada.

Esse déficit deve ser amenizado pela chegada de mais 137.980 doses ainda nesta quarta, segundo o governador Camilo Santana. Serão 86.500 imunizantes da AstraZeneca e 51.480 da Pfizer.

Fonte: Ceará Agora